Prefeitura desmonta barracas em local invadido e revolta comerciantes em Cubatão

Por Marcela Ferreira/#Santaportal em 04/05/2021 às 09:03

CUBATÃO – A manifestação que interditou a Via Anchieta no início da noite desta segunda-feira (3), em Cubatão, aconteceu após comerciantes do bairro Vila São José se revoltarem por terem suas barracas retiradas pela prefeitura.

Segundo relata o vereador Toninho Vieira (PP), que fez uma transmissão ao vivo no local na manhã desta segunda, os comerciantes estariam indignados por terem seus comércios removidos.

Segundo o vereador, este tipo de comércio é uma forma de invasão, e não possui licença para funcionar no local. Mesmo assim, ele defende o diálogo com a comunidade local para evitar confrontos como o que foi observado na noite de ontem.

“Existem alguns comerciantes no local que invadem e fazem comércio. Eu sou contra isso, mas alguns da Vila São José estão lá há mais de 20, 30 anos. Lamentavelmente, o prefeito está tirando as pessoas dali, mandou uma notificação semana passada e está justificando que eles estão na calçada. São pais de família que estão desempregados. Fizemos a live e eu sou contra a invasão, mas não houve diálogo, e o pessoal está revoltado”, relata Toninho ao #Santaportal .

Um dos comerciantes que atuava no local lamentou a forma como a ação foi conduzida. “Triste realidade. Acordamos com uma notícia triste. Estamos desempregados a partir de hoje, com boletos para pagar, carro para pagar, tem que comer, pagar aluguel. Fomos notificados, sabemos que estamos no lugar errado que é uma calçada, mas cabe a quem está no poder tentar arrumar um lugar digno para a gente trabalhar”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que nesta segunda feira (3) realizou a retirada de 4 barracas de comércio irregular nas Ruas São José e São Francisco, na Vila São José. Ainda segundo o órgão, as bancas eram feitas de madeirite e estavam instaladas na calçada e na ciclovia do bairro, impossibilitando a circulação de pessoas e desrespeitando o Código Municipal de Posturas em seu artigo 9º que afirma que é proibido impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas ruas, praças, passeios, estradas e caminhos públicos.

A Secretaria destaca que há 2 meses os proprietários das barracas foram notificados pela Secretaria para que retirassem as tendas e os equipamentos do local. A Associação de Moradores do bairro também foi acionada. Com o esgotamento do prazo, o Programa Invasão Zero esteve nesta terça (4) no local realizando a remoção das barracas.

Manifestação


Após o ocorrido, um grupo de manifestantes se reunião para depredar o patrimônio público na cidade na segunda-feira (3). A Rodovia Anchieta foi bloqueada nos dois sentidos, com barreiras de pneus sendo queimados, entre outros objetos. O trânsito ficou congestionado por mais de uma hora. 

Vídeos mostram que manifestantes também roubaram um ônibus municipal, e saíram dirigindo o veículo por uma avenida. Outra gravação mostra manifestantes derrubando um poste com câmera, e atirando pedras nos veículos parados no congestionamento.

Youtube

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.