PMs são suspeitos de matar seguranças de trem durante furto de cargas em Cubatão; VÍDEO

Por Santa Portal em 27/01/2023 às 06:00

Reprodução/Baixada Santista em Ação
Reprodução/Baixada Santista em Ação

Policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) são suspeitos de terem matado um guarda-civil e um policial aposentado durante uma ocorrência de furto de cargas de um trem no bairro Vila Esperança, em Cubatão. As vítimas atuavam na segurança do trem quando foram baleadas, na tarde de quinta-feira (25).

De acordo com nota da Polícia Militar obtida pelo Santa Portal, o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) recebeu uma denúncia pelo telefone de emergência, ‘190’, de que estava acontecendo um furto de cargas em um vagão de um trem parado na via férrea em frente ao bairro Vila Esperança. Equipes do COE que estavam na região atenderam o chamado. Ao chegarem no local, identificaram indivíduos realizando o furto. Ao avistarem os policiais militares, os suspeitos teriam começado a atirar na direção dos agentes.

Neste momento, conforme o relato, cerca de quatro funcionários de uma empresa de segurança patrimonial que estavam no local ouviram os disparos e foram na direção do som, avistando os suspeitos pelo furto fugindo na direção de um matagal da região. Próximo ao trem, os seguranças também teriam visto um “indivíduo com arma longa” e, não identificando como sendo um policial militar, passaram a atirar contra ele. Em contrapartida, os agentes do COE teriam revistado os disparos.

“Os policiais militares do COE, por sua vez, ao perceberem que estavam sendo alvos de tiros, responderam à agressão, ocasião em que feriram três dos agressores Os quais somente após neutralizados foram identificados como seguranças patrimoniais da empresa concessionária da linha férrea”, complementa a nota da Polícia Militar, afirmando que os feridos não estavam uniformizados, nem utilizando viaturas caracterizadas da empresa.

Os mortos foram identificados como Reginaldo dos Santos Conceição, policial militar aposentado, e Wagner Moreira Coelho, guarda-civil de Praia Grande. Reconhecendo as mortes como resultado da operação, a Polícia Militar se coloca à disposição para apoiar as famílias das vítimas, inclusive, com assistência psicológica. 

Ainda houve um terceiro ferido, Marcelo Henrique Hespanhol, um agente penal que foi ferido no pé e socorrido, sendo levado ao Pronto Socorro Central de Cubatão.

“As armas utilizadas no entrevero foram apreendidas, o local foi periciado e os fatos foram devidamente registrados pelas Polícias Civil e Militar, que prosseguirão nas investigações complementares, à luz da legislação vigente. Por fim, a Polícia Militar reitera o seu compromisso com a verdade e com a proteção das pessoas”, finaliza a nota da PM, emitida nesta quinta-feira (26).

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) afirmou que dois homens foram presos em flagrante e um adolescente foi apreendido por roubo de carga, na noite de quinta-feira. Segundo o boletim de ocorrência, cerca de 30 pessoas saqueavam a carga quando os seguranças reagiram e trocaram tiros com os autores. A SSP não cita a atuação da Polícia Militar no caso.

Furto de cargas

Nesta mesma semana, na segunda-feira (23), dois homens subiram em um trem em movimento na mesma região e roubaram um vagão. De acordo com a Rumo, concessionária que administra a linha férrea, o caso envolveu uma carga de grãos. 

“Importante reforçar que a Rumo vem sofrendo diversos ataques na região da Baixada Santista e está conversando com a Secretaria de Segurança Pública, Comando Gerais da PM e PC e demais autoridades para que providências sejam tomadas. Essas ações não afetam só a Rumo, mas a economia do País, o fluxo de escoamento da produção no Porto de Santos e o mais grave: a segurança da comunidade do entorno da nossa operação”, complementou a empresa, em nota.

A Polícia Militar confirma que, nos últimos meses, está sendo registrado um aumento significativo nos crimes de furto e roubo nas linhas férreas da Baixada Santista e que equipes têm realizado operações de presença em pontos de fácil acesso aos trens pelos infratores, apontando como sendo o caso da Vila Esperança, em Cubatão.

Na ocasião, o Santa Portal entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), que afirmou não ter sido localizado nenhum registro da ocorrência. 

Em registros feitos por testemunhas que estavam na região no momento do furto é possível ver um dos suspeitos caindo próximo aos trilhos e escapando da morte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.