Pilões segue em alerta após alagamento no bairro

Por Santa Portal em 09/12/2021 às 12:14

Após a chuva que atingiu o bairro Pilões, em Cubatão, na noite de segunda-feira (6) e manhã de terça (7), a população segue em alerta. Na noite de quarta-feira (8), o volume de águas das cachoeiras na Serra do Mar foi motivo de preocupação.

No entanto, a Defesa Civil de Cubatão informa que não houve novas ocorrências nos Pilões e ressalta a importância do número 199 para quaisquer ocorrências. Técnicos da Comdec permanecem monitorando a área. A cidade está em nível de observação dentro do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) desde o dia 1º deste mês.

A Comdec esclarece que o sistema de toque de sirene existente no bairro não pertence à municipalidade e foi criada pela própria comunidade dos Pilões. Trata-se de uma manilha em que foram instaladas boias. O mecanismo emite som de alerta quando a água chega a um metro do nível do rio e quando a água passar de 2 metros. Neste último caso, a sirene serve para avisar os moradores a deixarem suas casas. A sirene funciona desde 2014.

Vale frisar que a Defesa Civil iniciou em 1º de dezembro o PPDC, que visa monitorar as áreas com riscos de desastres por meio de instrumentos de identificação de riscos: previsão meteorológica, índices pluviométricos e vistorias em campo.  O objetivo é evitar a perda de vidas humanas e bens materiais decorrentes de escorregamentos, inundações, enxurradas e outros processos geológicos e hidrológicos.

Assista aos vídeos:

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.