PF deflagra operação contra a comercialização irregular de ouro com alvo em Cubatão

Por Santa Portal em 27/01/2026 às 20:00

Divulgação/Polícia Federal
Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Lavra Fria, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na comercialização irregular de ouro. Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaciara, no Mato Grosso, e Cubatão, no litoral de São Paulo.

As investigações tiveram início após a apreensão de mais de 12 kg de ouro, ocorrida em 2023, no Aeroporto Internacional de Várzea Grande (MT). A partir do material apreendido, a PF passou a apurar a compatibilidade entre os locais de extração informados nas notas fiscais que acompanhavam o carregamento e a realidade encontrada em campo.

Durante as diligências, os investigadores constataram que, nas áreas declaradas como origem do minério, não havia qualquer indício de extração recente, o que levou à conclusão de que a documentação apresentada era fraudulenta.

Segundo a Polícia Federal, o esquema tinha como finalidade o chamado “esquentamento” do ouro de origem ilícita, conferindo aparência de legalidade ao produto por meio do uso de pessoas físicas e jurídicas. As investigações continuam para identificar todos os integrantes da rede criminosa e apurar a extensão do esquema.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.