Petroleiros paralisam atividades em Santos e Cubatão, na sexta-feira (12)

Por #Santaportal em 12/06/2015 às 10:02

PARALISAÇÃO – Petroleiros da Baixada Santista interromperam as atividades por algumas horas, na manhã de sexta-feira (12). A paralisação aconteceu nos terminais da Transpetro, na Alemoa, em Santos, e no bairro Pilões, em Cubatão. A mobilização faz parte do Dia Nacional de Luta pela Reincorporação da Transpetro e contra a Privatização da Petrobras.

O movimento começou às 7 horas quando os petroleiros cruzaram os braços em frente aos terminais, com faixas e carro de som. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), somente na Baixada Santista existem cerca de 500 funcionários.

O ato acontece após o anúncio de desinvestimento de ativos feito pela Petrobras no começo do ano. Dirigentes do movimento sindical petroleiro receberam informações de que a companhia pretende vender parte da Transpetro, começando por navios. O sindicato discorda das medidads tomadas pela companhia.

Para o Sindicato, o plano de desinvestimentos da Petrobras é uma resposta para recuperar os prejuízos causados pelos desvios de verba identificados na Operação Lava Jato.

Além de defender a reestatização da Petrobras e a reincorporação da Transpetro à empresa, o Sindipetro-LP e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) cobram mais transparência e a participação dos trabalhadores nas decisões sobre o futuro da companhia.

A mobilização é nacional. Na região, o movimento é organizado pelo Sindipetro-LP, que desenvolve o mesmo protesto em São Sebastião, no Terminal Almirante Barroso (Tebar). No país, a paralisação atinge estados como Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e São José dos Campos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.