Ação de pescadores artesanais de Cubatão retira 1 tonelada de lixo do manguezal

Por Thiago Macedo - Especial para o Santa Portal em 04/12/2022 às 18:00

Thiago Macedo
Thiago Macedo

O trabalho é de formiguinha, mas o resultado é gigante. Na manhã deste domingo a comunidade de pescadores artesanais e moradores do Jardim Nova República, em Cubatão, retiraram cerca de 1 tonelada de lixo do manguezal que margeia o bairro.

Organizada pela Associação Projeto Limpa Rio dos Manguezais, a ação ja ocorre há 20 anos, sempre reunindo a população local e voluntários amantes da natureza.

Com base no Recanto dos Pescadores, o mutirão de limpeza reuniu oito barcos e mais de 20 pessoas, que se revezaram na retirada dos mais diferentes detritos do estuário.

Na ação deste domingo foram retirados pneus, sofás, brinquedos, muito isopor, centenas de garrafas pets e até brinquedos e sacos de seringas.

“Faço isso há mais de 20 anos. Hoje você vê este cenário e pode achar que está ruim. Mas posso afirmar que já foi pior”, conta Nelson Brito, um dos fundadores da associação e idealizador do projeto Limpa Rio.

Marcelo Silva era um dos mais empolgados com o trabalho e também indignados com a quantidade de lixo que encontrou. “Hoje eu retirei um pneu, colchões e até um saco com várias seringas. Me diga se o mangue é borracharia ou hospital?”, questiona o trabalhador.

Mas como todo esforço dá resultado, além da natureza agradecer, o final do Limpa Rio foi coroado com uma grande peixada e caranguejada. Mostrando que, apesar de tudo, os rios e manguezais da Baixada Santista são ainda fonte de alimento e renda para uma parte da população.

Thiago Macedo
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.