Páginas turísticas mostram o melhor da Baixada Santista nas redes sociais
Por Renan da Paz em 10/09/2024 às 06:00
Toda região turística tem seu charme único, o que pode atrair visitantes e até moradores. A Baixada Santista não é exceção: nos últimos dois anos, recebeu 57.445 novos habitantes, conforme a estimativa populacional mais recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (29), no Diário Oficial da União.
O mais interessante é que, segundo dados recalculados do Censo 2022, nenhuma das nove cidades registrou redução demográfica. Pelo contrário, houve um crescimento de 3,1%, com a população passando de 1.805.451 para 1.862.976 habitantes locais. Mas seria possível reconhecer os indicadores?
O jornalista e turismólogo Diego Brígido acredita que sim. “Esse estudo reflete os resultados de um Brasil pós-pandemia, que forçou ou motivou que as pessoas se deslocassem das grandes metrópoles em função da possibilidade dos trabalhos remotos”, analisa.
O especialista em turismo acredita que a praticidade no trajeto entre o litoral, o interior e a Capital facilita o deslocamento daqueles que precisam “subir ou descer”, como é popularmente conhecido o movimento de ida ou volta em relação à Baixada Santista, e esse seria um dos reflexos do aumento do número da população da região. No entanto, saúde e conforto se constroem com bem-estar.
“A gente tem cidades com altos índices de qualidade de vida. Santos pontua frequentemente em pesquisas como uma cidade para envelhecer, muito buscada e procurada, além de Praia Grande, que vem crescendo nos últimos anos com destaque para empreendimentos imobiliários cada vez maiores”, afirma Brígido.
Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga. De uma ponta à outra, o fato é que a área territorial de 2.428,74 km das nove cidades, segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), abrange muitas belezas.
As paisagens naturais e a biodiversidade, por exemplo, chamam atenção de quem busca um lugar moderado para viver – isto é, que combina o movimentado com o sossegado perfeitamente.
E se o que é bonito é para se mostrar, algumas páginas registram esses fatores atrativos na internet; são os influenciadores turísticos ou de destino, como classifica o turismólogo, que acumulam milhares de seguidores entre redes sociais, mostrando o melhor da Baixada Santista.
“É inegável que esses influenciadores causam impacto na decisão das pessoas viajarem ou visitarem os destinos. É um formato que valoriza as riquezas culturais e gastronômicas, mas que deve corroborar com a imprensa, porque se tratam de opiniões”, considera.
O comércio para consumir
Álcool em gel, distanciamento social, quarentena. 2020 foi crítico, especialmente para aqueles que precisavam continuar trabalhando em meio à pandemia. Observando a situação vulnerável, um casal santista decidiu criar um projeto digital para oferecer apoio: o Made In Santos.
“Queríamos ajudá-los de alguma forma, divulgando o comércio local naquele período tão delicado em que vivíamos”, relembra Lucas Costa, de 23 anos, aluno de Engenharia de Produção na Universidade Santa Cecília e um dos criadores da página.
Ao lado da namorada Míriam Villaluz, de 22 anos, estudante de Enfermagem, ele cria conteúdo com tanta maestria que parece fácil reproduzir, mas a perfeição exige prática… e tempo.
Gradualmente, a página foi ganhando destaque e, em 2023, alcançou 50 mil seguidores. “O Made In Santos se tornou muito mais do que uma simples página de dicas para a gente”, afirma Costa.
As indicações, no entanto, são marca registrada da dupla. Isso fica claro na bio do perfil do Instagram, que diz: “Procurando novos lugares para explorar em Santos e região? Deixa que a gente te ajuda!” [SIC].
E eles cumprem a promessa, já que, até o momento, são quase 150 mil pessoas que acompanham cada passo dado.
Mas para manter todo esse público é preciso ter credibilidade nas divulgações. Segundo o rosto masculino do projeto, há um estudo criterioso de cada estabelecimento a ser divulgado. “Avaliamos para saber se o lugar tem a nossa cara ou não, e se vai ter o resultado esperado, tanto para a gente quanto para o cliente”.
Quando aprovado, o conteúdo produzido – que já ultrapassa 900 publicações atualmente – resulta em frutos que vão além dos likes e views; há, também, muitas trocas de contatos e conhecimento.
“É um processo bem interessante porque sempre acontecem conversas com os empresários […]. Além de nós entendermos mais sobre os estabelecimentos, a gente acaba sabendo da história por trás de tudo aquilo, e os esforços que fizeram para hoje estarem funcionando”, finaliza Lucas.
Os lugares para visitar na Baixada Santista
Quanto mais ambientes instagramáveis, mais opções de visita. É o que define perfeitamente a Baixada Santista em uma época em que registrar bons momentos com fotos e vídeos é sinônimo de guardar na memória.
Foi em julho de 2022 que o vicentino Kauan Pereira, de 21 anos, e o santista Lucca Larrea, de 23, sentiram vontade de conhecer lugares novos. Não precisavam ir tão longe, embora também fosse um desejo, considerando aquele charme da região que nós conhecemos.
E então, Kauan percebeu que a proximidade com as redes sociais poderia ser a junção do útil ao agradável. “Eu sempre tive essa vontade de crescer na internet, mas ainda não tinha definido meu nicho. Investi e acabei me encontrando nas indicações de lugares para conhecer, e graças a Deus, hoje em dia, a página é a terceira maior aqui da Baixada”, relembra.
São quase 70 mil seguidores e mais de 300 publicações no Explorando 013 – perfil cujo nome diz por si só. Tratam-se de investigações divertidas e deliciosas, especialmente no setor gastronômico, daquilo que pode ser encontrado.
Quantidade tem, qualidade também. O ritual de indicações começa na elaboração de uma proposta pré-contato com a empresa, seguida de uma análise que inclui as publicações, tempo no mercado, o que é oferecido para o público e, claro, se está de acordo com o que é procurado.
“No começo era bem complicado entrar em contato com o pessoal e muitas vezes não fomos respondidos. Mas, hoje em dia, a nossa relação com os empresários e empreendedores regionais tem se fortificado mais a cada dia e a cada divulgação que fazemos”, classifica Pereira.
Para ele, é preciso prezar pelo comportamento do estabelecimento no mercado. Se está tudo de acordo com o esperado, é dada continuidade na conversa e, por fim, fechada a divulgação.
As pessoas para conhecer
A moradora de Santos, Camille Mesquita, de 26 anos, já era conhecida pelas dicas de Marketing Digital desde 2020, com um perfil homônimo, quando pensou: “E se eu falar de rolê, cafés e restaurantes também?. ”Ela não hesitou. Decidiu que era a hora de dialogar com um novo público.
Por ter estudado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tinha uma rede de amigos que não se restringia à Baixada Santista; alguns eram do interior ou da Capital e passaram a pedir indicações para voltar à normalidade no pós-pandemia, em 2022.
“Meus amigos de fora já me tinham como uma referência. Como o Instagram já era uma facilidade pra mim e eu amava produzir conteúdo, entendi que levar as indicações para outro perfil seria massa”, relembra.
Foi, realmente, massa. No perfil de marketing, Camille acumula 95 mil seguidores, enquanto no ‘Camille em Santos’, são quase 45 mil.
Imagine visitar um lugar, tirar fotos, grava vídeos, editar tudo e postar todos os dias com o desafio de incentivar pessoas a fazerem o mesmo? São tantos passos que parece até uma receita – sinal de que o trabalho requer muita dedicação.
“Fazia isso, mas cansei rápido. Em menos de um mês, parei de produzir conteúdo. Aí no meio de 2023, voltei e peguei firme. Rapidamente, as parcerias apareceram e a página se tornou uma segunda fonte de renda”, diz.
E, mais do que isso, para a pós-graduanda em Marketing, o Camille em Santos pôde ser considerado um modo de impactar positivamente na dinâmica da cidade e no fortalecimento dos negócios da região. “Aí nunca mais pensei em parar”.
Já a seleção? Depende do gosto pessoal! “Quando rola alguma contratação, eu aviso previamente por escrito que eu só postarei e receberei o pagamento se gostar da comida, do produto ou do rolê. Então, passa pelo meu crivo pessoal de gosto mesmo”, relata.
Muitas parcerias depois, Camille se estabeleceu como uma das maiores influenciadoras turísticas da Baixada Santista – e a mulher com mais seguidores no ramo –, o que incentiva não apenas o reconhecimento local, mas a representatividade das empreendedoras.
“O que eu sinto é que eu não tenho ainda mão pra realmente impulsionar o turismo e a cena de economia criativa e sustentável da forma que eu gostaria. Sou só eu trabalhando no meu perfil e eu tenho outro emprego, então ainda não tenho tempo e energia pra fazer tudo, mas sei que em algum momento vou poder delegar tarefas e expandir a criação, transformando e impactando ainda mais nossa relação com a cidade”, afirma Camille.
Conhecimento gera reconhecimento
Quando se está disposto a aparecer em frente às câmeras, é preciso ter duas certezas: as pessoas vão te assistir e isso terá repercussão.
Assim como o Made in Santos e o Explorando 013, Camille em Santos conquistou os corações caiçaras. Não é difícil encontrar um vídeo de um dos três na timeline – ou de outros influenciadores que executam o mesmo serviço, por exemplo.
Esse reconhecimento é como realizar sonhos que eles nem sabiam que poderiam realizar, e como estão sendo observados, algumas oportunidades os deixam tão felizes quanto os próprios seguidores.
“Acho que uma das vezes mais legais foi quando o Cine Arte Posto 4, espaço que eu frequento e admiro muito, aceitou colaboração com uma publicação minha. Foi mágico ver minha carinha no Instagram deles”, relembra.
Com um microfone de lapela e em frente à sala de cinema do Cine Arte, ela fala sobre o Festival de Cinema Italiano; vídeo que rendeu mais de 2 mil curtidas e centenas de compartilhamentos.
Para a Prefeitura de Santos, a parceria também foi positiva. Em nota ao Santa Portal, a Secretaria de Cultura (Secult) informou que o número de reproduções nos posts foi quase quatro vezes maior em comparação ao registrado em postagens rotineiras do perfil do Cine Arte, e também elevaram o número de seguidores.
“Acredito que esse tipo de parceria orgânica e não paga fez a programação do Cine Arte chegar em pessoas que não chegaria normalmente”, comentou o coordenador de Cinemas, Davi Ribeiro.