Oficinas Culturais Poiesis estão com inscrições abertas

Por Santa Portal em 18/08/2021 às 15:28

 Pexels/Pixabay
Pexels/Pixabay

O programa Oficina Cultural divulgou workshops, palestras, bate-papo, oficinas e clube de leituras do mês de setembro. As atividades serão totalmente gratuitas e estão com inscrições abertas este mês. Toda a programação está disponível em no site.

O programa de Oficina Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia criativa do Governo de São Paulo é gerenciado pela Poiesis Organização Social da Cultura.

Os encontros serão ao vivo pelo aplicativo de reunião Zoom. Caso ultrapasse o número de vagas, haverá uma seleção de participantes por meio de análise da ficha de inscrição pelos coordenadores.

Há também formações culturais gravadas, que o interessado pode assistir quando quiser no Youtube. Outras informações estão no site ou pelo e-mail interioronline@oficinasculturais.org.br.

Confira abaixo detalhes das oficinas:

Oficina: Mulheres na fotografia II

Coordenação: Melissa Szymanski

Datas e horários:

Turma A: 1º, 3, 8 e 10 de setembro, das 10h às 12h

Turma B: 13, 15, 20 e 22 de setembro, das 14h às 16h

Turma C: 21, 23, 28 e 30 de setembro, das 14h às 16h

20 vagas por turma

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Seleção: análise da ficha de inscrição

Plataforma: Zoom

Público-alvo: interessados em artes visuais, fotografia, com ou sem equipamento fotográfico.

Inscrição pelo link.

A oficina propõe evidenciar a mulher na arte, e, por consequência, na área de fotografia. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente como cada fotógrafa cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.

A partir da apresentação das fotógrafas, será proposto um exercício prático que os participantes deverão realizar durante o período da atividade e mostrar as fotos para análise no último encontro.

Oficina: Cartografia do pensamento Queer

Coordenação: Rafael Leopoldo

Datas e horários: 1º, 3, 8 e 10 de setembro – 14h às 16h

45 vagas

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Seleção: Análise de ficha de inscrição

Público Alvo: o público-alvo são artistas (estética ciberpunk, estética ciborgue, movimento dada/gaga e o feminismo), músicos (relação música popular e política queer), ativistas (o queer como subversão da norma) e, ademais, interessados em geral na questão de gênero. Trata-se de uma temática intensamente transdisciplinar.

Plataforma: Zoom

Inscrição pelo link.

Os participantes desta oficina serão introduzidos aos estudos queer. Nesse sentido será apresentada uma cartografia do pensamento queer perpassando tanto uma perspectiva histórica quanto uma apresentação panorâmica.

Oficina: Canto e vivência musical

Coordenação: Glaucia Mortensen

Turma A: 1º, 2 e 8 de setembro, das 18h até 20h

Turma B: 13, 15 e 17 de setembro das 14h até 16h

Turma C: 24, 27 e 29 de setembro das 10h às 12h

20 vagas por turma

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público alvo: Interessados no canto, e/ou na vivência musical, com ou sem experiência musical, acima de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Inscrição pelo link.

A Oficina propõe atividades musicais criativas e sensíveis, através do Canto e da Percepção, trabalhando afinação em canções, escalas, acordes, ritmo, coordenação, desenvolvendo a memória musical e a organização da escuta. A atividade abordará o controle da respiração, aquecimento vocal; emissão, sustentação, colocação, projeção e a aplicação técnica no repertório.

Oficina de audiovisual: Videoclipe e artes

Coordenação: Cleiner Micceno

Turma A: 2, 9, 14 e 16 de setembro, 14h às 16h

Turma B: 21, 23, 28 e 30 de setembro, 10h às 12h

30 vagas por turma

Inscrições: 6 a 24 de agosto

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público alvo: músicos, atores, artistas plásticos, performers e qualquer pessoa que queira saber mais sobre cinema e/ou interesse-se pela prática da produção de vídeo, acima de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Inscrição pelo link.

O curso visa facilitar a produção de vídeos digitais passando aos participantes técnicas de gravação com câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais ligados a música ou artes em geral.

Palestra: Pequenas notas (em primeira pessoa) para (cura)dorias transgressoras

Coordenação: Nutyelly Cena e Thanity Andrade

Data e horário: 2 de setembro, das 17h às 20h

100 vagas

Inscrições: 6 a 26 de agosto

Seleção: Primeiros inscritos

Público Alvo: A partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Inscrição pelo link.

A oficina tem o objetivo de apresentar reflexões em torno do conhecimento sobre o processo de curadorias e exposições museológicas, tendo em vista que são aspectos centrais trabalhados nos estudos do campo museológico. Dessa forma, pretendemos anunciar perspectivas de práticas curatoriais transgressoras a partir de exemplos autobiográficos das proponentes.

Workshop: Dobrar sonhos

Coordenação: Marcio Grou

Data e horário: 3 de setembro, das 14h às 16h

Inscrições: 6 a 26 de agosto

35 vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: Professores, educadores e interessados em geral (a partir dos 16 anos) em ampliar seu conhecimento nesta técnica transdisciplinar e pedagógica no incentivo à leitura, narração de histórias e artes manuais.

Materiais necessários: Tesouras, régua e cola; papel e Caneta para anotação; lápis de cor, canetinha ou giz de cera (pigmentos secos); revistas ou panfletos para recorte; papel de origami (quadrado) e sulfite branco ou colorido. Obs.: Não utilizar o papel dobradura.

Plataforma: Zoom

Inscrição pelo link.

Origami e Narrativas é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura e saberes que ‘desdobrados’ nesta técnica são suporte de memória e reflexão. Em Dobrar Sonhos temos contos dobrados em origami. Somos convidados a observar o origami como recurso narrativo na construção de histórias e conhecer a lenda do Baku, comedor de sonhos.

Clube de leitura: Lendo Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles

Coordenação: Bruna Kalil Othero

Data e Horários: 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de setembro, das 18h às 20h.

50 vagas

Inscrições: 6 a 25 de agosto

Seleção: Análise da ficha de inscrição

Público alvo: Interessados em geral, acima de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Inscrição pelo link.

A presente atividade pretende estimular os/as participantes a lerem e entrarem em um contato mais profundo com a obra de Hilda Hilst e Lygia Fagundes Telles, sobretudo por meio da leitura de contos das autoras. Além disso, discutiremos também o conto como uma forma literária, e leremos entrevistas e artigos sobre as escritoras, de maneira a aprofundar o conhecimento dos/das leitores/as.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.