Maestro é homenageado por compositor em Brasília

Por #Santaportal em 10/02/2014 às 19:43

O cubatense Roberto Farias, maestro fundador da Banda Musical de Cubatão que deu origem à Banda Sinfônica da cidade, completou 60 anos e recebeu um presente inesquecível: uma música em sua homenagem. Foi Fernando Morais quem compôs “Ares desérticos”, para trompete e banda sinfônica e dedicou ao mestre, primeiro professor e regente de Morais.

Fernando conta que conlcuiu a obra em 30 de janeiro último, dia do aniversário de Roberto. De acordo com o maestro cubatense, a peça deve ser executada em Cubatão, em data a ser programada, possivelmente tendo como solista um músico cubatense e com a presença do compositor.

Mas esta não foi a primeira vez que Farias recebeu homenagens. Há 10 anos, na ocasião das comemorações dos 50 anos do tutor musical, Fernando o presenteou com “Brasília – Episódio Sinfônico”. Essa obra tem sido executada em todo o mundo e a versão para orquestra sinfônica já foi gravada por um grupo alemão e rendeu ao compositor um prêmio internacional.

Fernando Morais é radicado em Brasília, mas iniciou seus estudos musicais em Cubatão na década de 80. Foi aluno de Farias que lhe ensinou a trompa, instrumento que executa até hoje, tendo passado por várias orquestras e bandas no país e com um período de especialização no exterior. Integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília, onde há mais de 15 anos ingressou por concurso, é também professor da Escola de Música de Brasília.

Seu catálogo de composições reúne mais de uma centena de obras para diversas formações instrumentais e vocais, e grande parte já publicada tanto no Brasil quanto no exterior. Seus lançamentos mais recentes referem-se a material didático para trompa, seu instrumento principal, mas também uma grande variedade de instrumentos de sopro, com algumas inserções na área de cordas. Suas obras têm sido interpretadas por grandes artistas internacionais, entre regentes e solistas.

Para o Maestro Roberto Farias, o gesto de Fernando e de muitos outros músicos que conduziu à carreira artística é a demonstração de que vale a pena investir nas pessoas, oferecer oportunidades “Essas pessoas vão se transformando ao longo das suas vidas, tornando-se multiplicadores e mensageiros do bem. É difícil dizer o quanto estou emocionado com esta homenagem. Resta agradecer”, afirmou o maestro Roberto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.