Fortes chuvas deixam escolas de Cubatão alagadas; vídeos

Por Santa Portal em 07/02/2022 às 18:12

Reprodução
Reprodução

Várias escolas de Cubatão ficaram alagadas com as chuvas que caíram na manhã desta segunda-feira (7), na Baixada Santista. As UMEs Bahia e São José foram dois dos colégios mais afetados pelo temporal, como mostram as imagens abaixo.

Segundo o Sindicato dos Professores Municipais (SindPMC), a situação é um reflexo da demora no início ou na conclusão de reformas nas unidades, que agora ficam ainda mais prejudicadas e impróprias para receber os alunos nesse retorno às aulas. Por isso, algumas escolas tiveram de ser interditadas.

O sindicato está fazendo um novo levantamento das UMEs mais impactadas para oficiar ao Governo a necessidade de revisão do calendário escolar, pois muitas escolas estão não só alagadas como estão repletas de materiais e equipamentos de obras por conta da lentidão e do início tardio de reformas.

O Santa Portal entrou em contato com a Prefeitura, que através da Secretaria de Educação informa que as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas no período da tarde de hoje. Além da tempestade ter invadido algumas escolas, muitos profissionais não conseguiram se deslocar de suas cidades até as unidades escolares devido aos alagamentos. A previsão é de que amanhã as aulas ocorram normalmente.

Sobre a reforma das escolas, a Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (SESEP) informa que a previsão era de que várias unidades recebessem melhorias antes do início das aulas, porém isso não foi possível devido à transição da plataforma de informática do município que afetou diversos serviços, como cálculo de imposto e os processos licitatórios que são feitos de forma eletrônica. Essa burocracia atrasou a definição de qual empresa prestaria o serviço de manutenção das unidades escolares.

Por fim, a Prefeitura informa que os reparos já iniciados como da UME Bernardo José Maria de Lorena e Estado da Bahia serão retomados assim que o tempo melhorar. Nas outras unidades as reformas iniciam dentro de algumas semanas, conforme programação da Secretaria. A UME São José está incluída neste escopo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.