Fortes chuvas causam alagamentos e transtornos em cidades da Baixada Santista

Por Santa Portal em 23/01/2024 às 16:00

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

A Baixada Santista registrou fortes chuvas desde as primeiras horas desta terça-feira (23). Por causa do temporal, algumas cidades da região registraram pontos de alagamento. São Vicente foi o município mais afetado até o momento.

Apesar disso, não há registro de pessoas que tenham ficado desalojadas por causa das fortes chuvas na região.

Veja a situação de cada cidade da região:

Santos

O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 121,2mm em Santos. Os morros estão em estado de atenção, sem o registro de ocorrências.

Atualização do trânsito: Av. Nossa Senhora de Fátima x Ana Santos está com faixa da esquerda transitável para todos os veículos. Elevado Paulo Gomes Barbosa tem  faixa da esquerda liberada para trânsito e acesso à Nossa Senhora de Fátima sentido Centro – bairros.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informa que a Defesa Civil não foi acionada para ocorrências devido ao mau tempo.

O acumulado de chuva das últimas 72h é de 66,6 mm. O total registrado para o mês de janeiro é de 229 mm.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que há pontos de alagamento no cruzamento entre Avenida Eduardo Souto e Dom Pedro II, Rua Frei Gaspar com Avenida Castelo Branco, Galeão Coutinho e os canais da Sá Catarina e Catiapoã. Além disso, há alagamentos no trecho entre Avenida Presidente Wilson e Rua Tibiriçá.

O estado vigente é de observação.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que não há ocorrências registradas até o momento.

A Defesa Civil acompanha a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual, realiza monitoramentos dos índices e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.

Cubatão

De acordo com a Defesa Civil Municipal de Cubatão, o acumulado 24h até às 14:30h desta terça é:

Área de encosta habitada – Portão 40: 77,6mm;

Área do Polo Industrial – Ultrafertil: 70,8mm 

Área Central – Comdec: 49,4mm

Houve queda de um galho de árvore de grande porte, na Vila Nova, com obstrução da via (Rua Sergipe) sem vítimas ou danos ao patrimônio.

Guarujá

A Defesa Civil de Guarujá informa que foi registrado um acumulado de12,4mm em 24 horas e 20,2mm nas últimas 72 horas. O estado é de observação.

Houve queda de árvore de pequeno porte obstruindo a Rua João Tomás Tangary, no Santa Rosa e queda de galho de pequeno porte obstruindo a Rua Dona Vitoria, Jardim São Miguel. Nos dois casos, já foi realizada a desobstrução das vias.

Bertioga

De acordo com a Defesa Civil de Bertioga, o volume de chuva das últimas 24 horas é de 79 mm, e o acumulado das últimas 72 horas é de 100 mm. O órgão afirma que está operando em nível de atenção pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), e que segue monitorando as áreas de maior vulnerabilidade dentro do município. A pasta acrescenta que até o momento não há registo de ocorrência via 199.

Itanhaém

Devido aos elevados volumes de chuva na região, foram identificados pontos com significativo acúmulo de água. Não houve registro de ocorrências envolvendo desabrigados. A Defesa Civil de Itanhaém permanece em estado de alerta, monitorando esses locais e está pronta para atender chamados através do telefone 153.

Pluviometria: 23/01/2024
24hrs: 30.11mm
72hrs: 137.69mm
Nível: Atenção
Sem Ocorrências

* Mongaguá e Peruíbe ainda não enviaram boletins sobre ocorrências em suas respectivas cidades

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.