Estudante cubatense recebe duas medalhas na Obmep
Por Santa Portal em 03/03/2024 às 08:00
O estudante Arthur Lopes dos Santos, da Unidade Municipal de Ensino (UME) Rui Barbosa, da Ilha Caraguatá, em Cubatão,se destacou na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), conquistando duas medalhas em 2023. A competição envolveu mais de 18 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio em todo o país, segundo o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Atualmente com 13 anos de idade, Arthur tinha apenas 12 quando realizou – e concluiu com sucesso – a Olimpíada. O resultado? Uma medalha de bronze a nível nacional e uma medalha de prata a nível estadual; classificações de destaque no país. Para o garoto, estas conquistas foram possíveis graças ao apoio da escola e dos professores. “Durante as aulas regulares, foram aplicados exercícios preparatórios para a primeira fase e um projeto preparatório para os alunos da segunda fase”, explica Joelma Molinari, diretora da Rui Barbosa.
Na unidade, 250 alunos participaram da primeira fase da avaliação, que aconteceu em 30 de maio de 2023 nas respectivas instituições de ensino. A segunda, organizada diretamente pelo IMPA e aplicada em 7 de outubro na UME João Ramalho, na Vila Nova, envolveu um número menor: 14 alunos. Foi neste momento que Arthur ganhou ainda mais evidência.
Além de Arthur, três alunos da rede municipal conquistaram medalhas na OBMEP-2023, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Manuela Silva Sodré (nível 1), da UME Luiz Pieruzzi Neto, que também conquistou a medalha de prata em nível regional; Alice de Carvalho Pereira de Souza (nível 1), da UME Ulysses Guimarães, e Felipe de Andrade Domenech (nível 2), da UME João Ramalho.