Dois balões caem na Usiminas e polo industrial de Cubatão fica em alerta

Por Santa Portal em 31/05/2022 às 06:00

Divulgação
Divulgação

Dois balões caíram na Usiminas, em Cubatão, na manhã do último domingo (29), mas não houve o registro de incêndio ou qualquer outro dano. O episódio põe em alerta as empresas da Baixada Santista, porque no período de festejos juninos, que se inicia, particulares e grupos de baloeiros desafiam de modo mais intenso as autoridades com uma prática considerada crime.

A Lei 9.605/1998 dispõe sobre os delitos contra o meio ambiente. O artigo 42 pune com detenção de um a três anos e/ou multa quem solta balões, que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. A mesma sanção é aplicada a quem fabrica, vende ou transporta balões.

O risco desta prática é potencializado quando um balão cai em uma área de grande concentração de indústrias, como é o caso de Cubatão. A prevenção de acidentes exige um monitoramento constante, porque os balões podem sobrevoar grandes distâncias, durante horas, até caírem em determinado local. No caso da Usiminas, uma vigilante da terceirizada que presta serviços à empresa logo percebeu a queda de dois e os recolheu.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu à Usiminas. Os balões foram levados à Delegacia de Cubatão e o delegado Siulen Vieira Leung determinou a sua apreensão. O Santa Portal obteve a foto de um deles quando ainda estava na área da empresa. De porte médio, ele é estampado com formas geométricas em tons de azul. A partir destas características, a Polícia Civil espera identificar quem o confeccionou e o soltou.

A assessoria de comunicação da Usiminas não quis se manifestar sobre o ocorrido. Anualmente, por ocasião das festas juninas, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e o Centro de Integração e Desenvolvimento (Cide) de Cubatão promovem a campanha ‘Balão Aqui Não’. O objetivo é conscientizar a população da Baixada Santista, do ABC e da Capital sobre os perigos que envolvem a prática de soltar balões. (EF)


Foto: Divulgação

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.