Dia D de vacinação acontece neste sábado na Baixada Santista; veja onde se vacinar

Por Santa Portal em 18/08/2022 às 11:23

Dia D de vacinação acontece neste sábado na Baixada Santista; veja onde se vacinar
Dia D de vacinação acontece neste sábado na Baixada Santista; veja onde se vacinar

O Dia D de vacinação será realizado nas cidades da Baixada Santista no próximo sábado (20). A imunização acontece em diversos postos da região com doses para vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação, que inclui poliomielite, gripe e covid-19. A ação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e combater essas doenças.

Confira os locais de vacinação nas cidades da região.

Bertioga

A ação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), das 8 às 17 horas. A campanha também acontecerá em um posto volante, que percorrerá os bairros Caiubura e São João, das 9 às 16 horas. Nestes dois bairros, haverá somente a vacinação contra a poliomielite e gripe.

Para ser receber o imunizante é necessário comparecer às unidades portando documentos pessoais, caderneta de vacinação e cartão SUS.

Confira o público-alvo:

Vacinação covid-19
– Primeira dose: crianças de 5 a 11 anos;
– Segunda dose: crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos;
– Terceira dose: adolescentes acima de 12 anos, adultos com 18 anos ou mais, imunizados com a segunda dose há pelo menos quatro meses; imunossuprimidos vacinados há mais de 28 dias com a segunda dose; pessoas imunizadas com a Janssen há pelo menos dois meses;
– Quarta dose: imunossuprimidos, profissionais de saúde e pessoas acima de 30 anos que receberam o primeiro reforço há mais de quatro meses.

Vacinação gripe
– Pessoas acima 6 meses de idade

Poliomielite

– Crianças menores de 5 anos

Multivacinação

– Para atualização das cadernetas de menores de 15 anos

Cubatão

A Cidade participa do esquema especial de mobilização, o Dia D, das Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Na cidade, os atendimentos serão realizados em 8 unidades de unidades de Saúde com sala de vacina, das 8h às 16 horas.

Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscaras dentro das unidades de saúde e respeito ao distanciamento social.

Confira os locais de vacinação

USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco).

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº).

(USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº).

UBS Vila Nova (Rua São João, 185).

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº).

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº).

USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003).

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal).

São Vicente

A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) promove, no sábado (20), o Dia D de Vacinação para mobilizar a população e ampliar o número de vacinados no Município. Ao todo, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), estarão com equipes para imunizar crianças e adultos, das 9h às 16h. O posto fixo de vacinação, que funciona no Brisamar Shopping, também estará funcionando, das 10 às 19h.

Serão disponibilizadas doses contra a poliomielite, covid-19 e gripe, as principais vacinas da campanha. Mas o objetivo da ação também é atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que estão com vacinas atrasadas. Então, estarão disponíveis também vacinas da hepatite, BCG, febre amarela e outras, de acordo com o Calendário Estadual de Vacinas.

Confira os locais de vacinação

Brisamar Shoppping (Rua Frei Gaspar, 365 – 3º andar, loja 346 – Centro).

ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n).

ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, 311);- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57).

UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Mello).

UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá).

ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n);- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n).

UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299).

UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n).

ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n).

Confira os públicos

Poliomielite e Multivacinação: Crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já as crianças, com idades de um a quatro anos, somente poderão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada poliomielite (VIP), do esquema básico.

Com relação à multivacinação, a ação é uma estratégia adotada com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação, e imunizar, de forma indiscriminada, com a VOP, as crianças de um a menores de cinco anos de idade, que estejam com o esquema primário completo com a VIP.

As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.

Covid-19

Primeira dose: público geral acima de 5 anos. – Segunda dose Coronavac: público geral acima de 6 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 28 dias entre primeira e segunda dose. 

Segunda dose Pfizer: Menores de idade: Público geral de 5 anos a 17 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de oito semanas (56 dias) dias após a primeira dose. 

Maiores de idade: Público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 21 dias após a primeira dose. 

Segunda dose AstraZeneca: público geral acima de 18 anos. É necessário respeitar o prazo mínimo de 56 dias entre primeira e segunda dose. 

Dose de reforço Janssen: Público geral acima de 18 anos. O intervalo mínimo entre a data de imunização e a dose de reforço é de dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos, o prazo cai para 28 dias. 

Terceira dose: Adolescentes de 12 a 17 anos podem reforçar o esquema vacinal. É recomendado o intervalo de quatro meses entre a segunda e terceira dose. Profissionais da saúde e da educação; pessoas acima de 60 anos, que tenham recebido a segunda dose há dois meses.

Público de 12 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose; e pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há quatro meses (122 dias). 

Quarta dose: Pessoas com 25 anos ou mais, imunossuprimidos a partir de 12 anos e profissionais da saúde podem receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a terceira dose. 

Quinta dose: Imunossuprimidos com 40 anos ou mais estão aptos a receber a quinta dose da vacina contra o vírus da Covid-19. É necessário respeitar o prazo mínimo de quatro meses (122 dias) após a quarta dose. São consideradas imunossuprimidas pessoas com lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren e esclerose sistêmica, entre outras.

Praia Grande

A cidade realiza o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), das 9 às 16 horas. O público-alvo da campanha da polio são crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade. Já a multivacinação visa a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

O responsável deverá levar as crianças e adolescentes de até 15 anos a uma Usafa com um documento da criança e a caderneta de vacinação em mãos para que os profissionais avaliem a necessidade de aplicação de alguma dose ou não.

Covid e gripe – A vacinação contra a covid-19 e a gripe neste sábado também ocorrerá nas 30 Usafas. Por conta da ação nas unidades, o Cemas (Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação) permanecerá fechado. O Município segue aplicando a quarta dose contra a covid-19 para maiores de 30 anos, indivíduos imunossuprimidos acima de 18 anos e 
profissionais da saúde.

A terceira dose permanece disponível para maiores de 12 anos de idade. Já a vacina contra a gripe segue para todos os munícipes a partir dos seis meses de idade.

Castração – As 30 Usafas também estarão fazendo neste sábado (20), das 9 às 16 horas, o cadastramento de cães e gatos para o Censo Animal para a realização da castração gratuita. O Município oferece atualmente 730 vagas de castração por mês. O interessado deverá levar o cartão do posto, o documento do responsável do animal e, em casos de beneficiários de programas sociais, apresentar o número do NIS (Número de Identificação Social).

Depois do cadastramento, as informações são encaminhadas para a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que direciona os dados dos animais para as clínicas veterinárias credenciadas. As empresas farão o contato com os munícipes para agendar a data da cirurgia, bem como da microchipagem para a identificação dos pets.

Confira o endereço

Usafa Aviação – Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929
Usafa Boqueirão – Av. Pres. Kennedy, nº 918 Boqueirão
Usafa Mirim – Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
Usafa Tupi – Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
Usafa Aloha – Rua Zenji Sasaki, nº 269- Nova Mirim
Usafa Anhanguera – Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
Usafa Antártica – Av. dos Trabalhadores 3801 – Antártica
Usafa Caiçara – Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630 – Caiçara
Usafa Esmeralda – Rua Menotti Del Picchio, altura do n° 179
Usafa Forte – Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
Usafa Guaramar – Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
Usafa Maracanã – Rua Cesar Rodrigues Reis, 850 – Maracanã
Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
Usafa Mirim II – Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400
Usafa Ocian – Rua José Jorge, 521 – Ocian
Usafa Quietude – Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500
Usafa Real – Rua das Begônias, nº 453 – Real
Usafa Ribeirópolis – Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471 – Ribeirópolis
Usafa Esmeralda II – Av. Hugo de Carvalho Ramos, 1521 – Esmeralda
Usafa Samambaia – Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
Usafa Santa Marina – Rua Particular, 598 – Anhanguera
Usafa São Jorge – Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
Usafa Solemar – Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
Usafa Sítio do Campo – Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 – Sítio do Campo
Usafa Tupiry – Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
Usafa Vila Alice – Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
Usafa Vila Sônia – Rua Antô³nio Cândido da Silva nº 1075 – Vila Sônia
Usafa Princesa – Rua Vergílio Gabriel de Siqueira. – Bairro Princesa
Usafa Noemia -Av. Pres. Kennedy, 4960 – Bairro Tupi
Usafa Guilhernina-Av. Pres. Kennedy, 2100 – Bairro Guilhermina.

Santos

Na cidade estarão disponíveis todas as vacinas da rotina do calendário nacional para aplicação das doses faltantes (campanha multivacinação), além da aplicação da dose extra de vacina contra poliomielite para as crianças de um ano a menores de cinco, vacinação contra a covid-19 e doses remanescentes contra a gripe.

A Praça das Bandeiras, na Praia do Gonzaga, terá um posto volante para fortalecer ainda mais a campanha contra a poliomielite. No local, também estarão disponíveis as doses extras para as crianças de um ano a menores de cinco.

Importante lembrar que a vacina contra a covid-19 pode ser administrada no mesmo dia dos outros imunizantes

Gripe

Qualquer pessoa com mais de 6 meses de vida

Poliomielite

Oferta de dose extra (gotinha) para crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo que tenham esquema vacinal completo

Multivacinação

Zero a 15 anos de idade

Imunizantes disponíveis, a depender da faixa etária:

Hepatite A e B, pentavalente, pneumocócica 10 valente, poliomielite (oral e injetável), rotavírus, meningocócica, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP, varicela, HPV, dupla adulto (difteria/tétano) e meningocócica ACWY.

Adultos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral e dupla adulto (difteria/tétano)

Covid-19

Primeira dose – Qualquer pessoa acima de 4 anos

Segunda dose – Qualquer pessoa que tenha cumprido o intervalo da primeira dose

Primeira dose de reforço – Pessoas a partir de 12 anos de idade que tenham cumprido o intervalo da segunda dose ou da dose única, no caso da Janssen

Segunda dose de reforço– Pessoas a partir de 30 anos; imunossuprimidos a partir de 12 anos e trabalhadores de saúde que tenham cumprido o intervalo de 122 dias (4 meses) da dose anterior

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.