Defesa Civil alerta para tempestades e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h na Baixada Santista

Por Santa Portal em 15/11/2023 às 20:00

Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos
Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta de tempestades e rajadas de vento intensas que podem chegar até 100 km/h, entre sexta-feira (17) e domingo (19), na região da Baixada Santista.

Segundo informações do CGE divulgadas nesta quarta-feira (15), a soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.

As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h na Baixada Santista e em outras regiões do estado.

Vale lembrar que, no último dia 3, um forte vendaval atingiu a região. Hospitais, clubes e estabelecimentos comerciais tiveram seus tetos destelhados, enquanto os municípios da Baixada Santista registraram quedas de árvores e pontos de alagamento. De acordo com a Praticagem de São Paulo, na tarde daquele dia os ventos atingiram até 151 km/h em alguns pontos da região.

Além disso, o órgão estadual destaca que os acumulados de chuva também são preocupantes. A previsão é que a Baixada Santista registre 120 mm de chuvas. Já na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, os acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. 

Orientação para a população

Com esse alerta para os próximos dias, a Defesa Civil de SP orienta que as pessoas evitem áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenham-se informados por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, a Defesa Civil sugere que as pessoas busquem abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

“Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos”, conclui a Defesa Civil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.