Defesa Civil faz alerta sobre frente fria; temperaturas vão cair bastante na região

Por Santa Portal em 23/09/2022 às 16:00

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre a frente fria que irá atingir todo o estado, desta sexta-feira (23) até domingo (25). Os termômetros podem chegar até 12º C em cidades da Baixada Santista.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Climatempo, o dia mais frio deve ser sábado (24). Em Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá a mínima é de 13º C. Em Mongaguá e Itanhaém, entretanto, a mínima prevista é de 12º C. Peruíbe deverá marcar 14º C neste dia.

O domingo também promete temperaturas baixas, com as mínimas oscilando entre 14º e 13º C nos municípios da região.

Por causa dessa previsão, a Defesa Civil do Estado de SP alerta para que as pessoas evitem ficar em locais fechados e de grande circulação de pessoas para evitar as doenças oportunistas que incidem mais no período de maior frio, como gripes, resfriados, pneumonias e meningites.

Com a chegada do frio, as Prefeituras da Baixada Santista se movimentam para oferecer abrigos para que as pessoas em situação de rua possam se proteger.

Veja como cada cidade irá atender a população em situação de rua:

Santos

A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), conta com uma coordenadoria específica para a gestão dos serviços voltados às pessoas que vivem nas ruas, trata-se da Coordenação de Atenção Social à População em Situação de Rua (COPROS-POP).

Por meio desta coordenadoria, a Seds realiza o serviço de abordagem social, onde as equipes atuam em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e buscam construir vínculos de confiança, assim como orientar e ofertar encaminhamento aos demais serviços da rede. Grande parte dos encaminhamentos é direcionada ao Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que funciona no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), com oferta de banho, lanche, atendimento com assistentes sociais e psicólogos, oficinas, grupos e atividades diversas, dentre outros serviços e encaminhamentos. O serviço funciona de segunda a sexta e durante os finais de semana.  A equipe pode ser acionada através do telefone 153.    

Serviços de acolhimento:  Atualmente, Santos conta com cinco serviços de acolhimento institucional voltados a esse público, sendo eles a Seacolhe-AIF, Albergue Noturno, Casa Êxodo, Seabrigo-AIF e Casa das Anas.

Além disso, o Município oferta os seguintes serviços: Recâmbio Qualificado: Realiza o recâmbio qualificado para a cidade de origem daqueles que manifestam desejo em retornar. A oferta é feita na perspectiva da saída da condição de rua, através do retorno à família e comunidade.

Consultório na rua: O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, atenção integral à saúde desse grupo que se encontra em condição de vulnerabilidade extrema.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande oferece acolhimento para pessoas em situação de rua em duas unidades: o Abrigo Solidário Eliane Malzoni, no bairro Quietude, onde podem pernoitar, tomar banho e fazer refeições. O local conta com 72 vagas; e Casa de Estar, no bairro Vila Sônia, onde podem inclusive morar durante um período para que possam se reestruturar social e financeiramente. O local tem capacidade para atender até 36 pessoas.

O Abrigo Solidário fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.650, no bairro Quietude, em Praia Grande.

A Casa de Estar fica na Rua Maria Martins Batista, nº 456, no bairro Vila Sônia.

O Município conta ainda com o serviço de Abordagem Social, que percorre as ruas oferecendo ajuda aos que estão nesta situação. O telefone para informações da Abordagem Social é 3496-5054.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá conta com a Unidade de Acolhimento José Calherani, também conhecido como Albergue Municipal (Rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança), em Vicente de Carvalho, que funciona 24 horas.

A unidade oferta alimentação, vestuário, higienização e atendimento social, realizando estudo de cada caso e procedendo com os encaminhamentos necessários, sejam eles para área da saúde, documentação, entre outros.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) realiza diariamente abordagem social de rua e neste período frio as ações serão intensificadas.

Cubatão

Segundo a Secretaria de Assistência Social, no município há três abrigos. A Casa do Recomeço com 10 vagas apenas no período noturno. No abrigo institucional (Casa Abraço), são oferecidos 6 alimentos durante o dia inteiro; já a casa de Emaús disponibiliza 30 vagas e oferece apenas o período noturno com jantar para os moradores em situação de rua. Uma equipe já está circulando em alguns bairros da cidade alertando a população de rua sobre a frente fria e aos que optarem por serem recolhidos já está sendo feito o procedimento.

Bertioga

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda informa que, em virtude das baixas temperaturas dos próximos dias, o Município ampliará para 30 vagas emergenciais o acolhimento na  Casa de Passagem – equipamento municipal que acolhe à população em situação de rua. 


A pasta informa ainda que as abordagens sociais serão estendidas até às 22 horas e também terá na ativa uma equipe de plantão em caso de ocorrência.

Itanhaém

O município de Itanhaém atua na assistência a população em situação de rua através do Centro POP. Este órgão possui atuação diária através das equipes de abordagem, bem como oferece alimentação e assistência a esta população.

São Vicente

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Leandro Valença, o atendimento à população é permanente, e com a chegada da onda de frio neste fim de semana os serviços de acolhimento seguem disponíveis para esse público. “Ampliamos as vagas e estamos também fazendo busca ativa. Os serviços de acolhimento têm se reorganizado e não tem faltado vaga durante os períodos frios”, ressalta Valença.


Valença esclarece que no período de baixa temperatura a Prefeitura ativa o protocolo de ações emergenciais às pessoas em situação de rua. Dentro deste protocolo estão o aumento de disponibilidade de vagas e a ampliação das equipes.

As Prefeituras de Mongaguá e Peruíbe não se manifestaram até a publicação desta matéria.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.