Cubatão prossegue com ações para remoção de material orgânico da linha férrea

Por Santa Portal em 25/06/2024 às 16:00

Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Continua em Cubatão a ação de retirada de resíduos que caem nos trilhos da linha férrea, consequência de atos de vandalismo nos vagões de trens que carregam materiais orgânicos. A retirada de materiais ocorre no trecho que compreende a Vila Natal e a Vila Couto.

Segundo a Rumo Logística, concessionária da linha férrea, uma equipe contratada já recolheu toneladas de materiais orgânicos, a maioria grãos, conforme registrados na última quinta-feira (20).

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), os trabalhos começaram na primeira semana de junho, após funcionários da Semam realizarem vistoria no leito da linha férrea no referido perímetro e constatarem materiais, principalmente soja, em decomposição e exalando mau cheiro, o que resultou em reclamações dos moradores que margeiam a ferrovia. 

“Naquela ação, ao reconhecer o material orgânico, a Semam imediatamente acionou a empresa Rumo, que é a responsável pela manutenção da ferrovia, que logo intensificou o serviço de limpeza da área. Inicialmente, eles aplicaram cal virgem para amenizar o odor. Em seguida, começaram o processo de recolhimento do material. Por ser entre os trilhos, não é um trabalho fácil e rápido, mas a equipe já conseguiu avançar bastante. Os grãos são acomodados em sacolas gigantes, que cabem até 20 mil quilos cada, enchendo diversos caminhões. E essa ação vai continuar”, explicou Halan Clemente, titular da Semam, que acompanhou a fiscalização.

Ainda segundo a Secretaria, há denúncias de que os resíduos em decomposição são resultantes de várias tentativas de furto de carga naquele trecho da linha férrea, quando parte da carga de soja e/ou outro cereal vai caindo no decorrer dos trilhos.

“Com o tempo, expostos ao sol, orvalho, chuva e ao calor novamente, esse material acaba se decompondo, causando o mau cheiro reclamado pela população. Mas essa ação contínua está sendo muito importante para atenuar essa questão, visando essencialmente à melhoria da qualidade do ar”, complementou. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.