Cubatão apresenta proposta de corredor exclusivo entre Imigrantes e Porto de Santos
Por Santa Portal em 29/09/2025 às 06:00
A Prefeitura de Cubatão apresentou, em audiência pública, o projeto do Corredor Porto-Indústria (Copi), uma pista alternativa que ligaria a 3ª pista da Rodovia dos Imigrantes diretamente ao Porto de Santos, sem passar pela Anchieta e pela Cônego Domênico Rangoni.
Segundo o prefeito César Nascimento, a proposta tem como objetivo reduzir o gargalo de caminhões que afeta a cidade. “Essa é a nossa ideia para enfrentar o antigo problema que é o gargalo de caminhões em nossa volta nas duas pistas que cortam Cubatão”, afirmou. O traçado previsto teria 13,5 km, ligando o Sítio dos Areais até a Alemoa.
O secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes, explicou que a via teria duas faixas, acostamento e capacidade para até 20 mil veículos por dia, encurtando o trajeto dos caminhões de 18 km em 30 minutos para 13,5 km em 10 minutos.
Durante a audiência, o prefeito destacou a importância da participação popular na discussão do projeto. “Não somos contra o desenvolvimento, mas queremos contribuir com ideias na elaboração deste projeto enquanto é tempo, pois ele ainda está na primeira fase”, disse.
O evento foi promovido pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e também discutiu o andamento da obra da 3ª pista da Imigrantes, que terá 21,5 km de extensão, sendo 17 km de túneis. O projeto está em fase inicial de licenciamento ambiental.