CONCURSO: Primeiros 100 guardas municipais de Cubatão serão armados; seleção acontece este mês

Por #Santaportal em 06/01/2020 às 11:00

CUBATÃO – Criada em 27 de dezembro do ano passado em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, a Guarda Municipal de Cubatão começa a tomar forma. Há previsão de lançamento de concurso até o final deste mês para a contratação dos 100 primeiros integrantes, todos armados. O efetivo total, porém, é de 327 homens.

“Após a realização do concurso, os aprovados passarão por um curso que vai qualificá-los para as suas funções. É importante ressaltar que o aprovado tem metas a cumprir durante o curso. Caso contrário, poderá ser dispensado, conforme prevê a lei de criação da Guarda”, explicou Jefferson Cansou, secretário da Segurança Pública e Cidadania da cidade.

Além do treinamento teórico e prático previstos no curso, que seguirá as normas da matriz curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, os futuros GCM?s passarão por avaliação psicológica. ?As avaliações psicológicas fazem parte do currículo e são de extrema importância, principalmente em situações de stress que podem vir a ocorrer durante a rotina de um GCM. Ele precisa estar mentalmente preparado para encarar qualquer dificuldade sem colocar em risco a integridade física de qualquer munícipe?, ressalta o secretário.

O secretário também explica que, nos primeiros quatro anos de existência, os cargos de chefia serão ocupados por pessoas com qualificação para tal função indicadas pelo poder Executivo. A partir do quinto ano, toda chefia deverá ser composta por funcionários de carreira da Guarda Civil Municipal. ?Este ponto é necessário para que haja tempo hábil para formar guardas, dar experiência de trabalho e prepara-los para assumir cargos de comando com a capacidade de realizar todas as funções com a excelência que o posto exige?, afirma.

Enquanto isso, em Santos, o seguro de vida dos guardas municipais foi aumentado de R$ 50 mil para R$ 200 mil. A proposta, de autoria do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB), foi publicada no dia 30 de dezembro de 2019 no Diário Oficial de Santos. O valor estava defasado há 15 anos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.