Carreta solidária parte de Cubatão com 28 toneladas de donativos para o RS
Por Santa Portal em 15/06/2024 às 19:00
Uma carreta transportando 28 toneladas de donativos saiu pouco antes das 17h da última sexta-feira (14) do Parque Anilinas, no Centro de Cubatão, rumo ao Estado do Rio Grande do Sul. Era a ‘Carreta Solidária’, que depois de mais de um mês de muito trabalho do Fundo Social de Solidariedade (FSS) para recolher doações, pode enfim seguir o seu destino rumo à cidade gaúcha de Cachoeirinha.
Para marcar a saída da carreta como um registro histórico, foi realizado ato simbólico com a presença de representantes de todas os segmentos e entidade envolvidos na Campanha Humanitária. O prefeito Ademário Oliveira agradeceu a cada ente envolvido, incluindo clubes de servir, comerciantes, denominações religiosas, entre outros atores.
O prefeito ressaltou que “logicamente, essa ação se concretizou graças ao grande empenho de todos vocês e da população cubatense que entenderam o verdadeiro objetivo e abraçaram de coração essa causa. Por isso, quero transmitir o meu agradecimento a cada um, além de toda a equipe do Fundo Social, que eu sei que trabalhou intensamente nesse mais de um mês para que essa carreta, cedida pela empresa Nelcar, a quem também agradeço, pudesse sair lotada daqui hoje em direção ao Sul do Brasil”, disse.
Quantidade enviada
De acordo com o FSS, na quantia arrecadada conta 33 mil peças de roupas, 250 cobertores, material de higiene e de limpeza, além de 15 mil litros de água potável. “Este veículo está levando não só as 28 toneladas de donativos, mas também muitas outras toneladas de amor e carinho, que não dá para aferir ou dimensionar, além do nosso respeito a todo o povo gaúcho”, disse o prefeito. E continuou: “Sei que o que fizemos aqui vai ajudar muita gente lá. Não sabemos a quem, mas esse é mote de uma campanha solidária. E todos vocês estão fazendo isso, o que é muito louvável”, completou Ademário, que esteve acompanhado dos secretários Cláudio Barazal (Comunicação) e Wesley Freitas (Assistência Social).
A presidente do Fundo Social Luciene Doldán agradeceu ao prefeito Ademário por ter possibilitado uma campanha tão ampla em termos de participação. “A causa é muito nobre e a população entendeu o propósito, sendo um sucesso a arrecadação”, disse. Muito emocionada, ainda citou o empenho de sua equipe e a imensa participação das entidades, instituições, as igrejas e a Administração, por meio de várias secretarias. “Foi muito trabalho. Estou feliz pelo resultado e por ver essa carreta cheia, já pensando em cada pessoa lá no Sul que poderá ser ajudada”, comentou Luciene.
Carta aos desconhecidos
Como resultado da ‘’Campanha Humanitária Cubatão Solidária”, uma carreta lotada, composta alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e até uma caixa de cartinha de crianças e mulheres com mensagens de conforto, de esperança a tanta gente que sofreu pela tragédia desde o final de maio, afetados fortes chuvas consequentes enchentes que assolaram a maioria dos 497 municípios gaúchos. Os donativos foram arrecadados em 30 pontos de coleta e também na carreta que permaneceu estacionada no Centro e no Jardim Casqueiro.
Cidade destino da Carreta
De acordo com a organização, a carreta já tem destino certo e fica a cerca de 1.100 Km de Cubatão. Será a cidade de Cachoerinha, situada na Região Metropolitana de Porto Alegre, com uma população estimada em 136 mil habitantes. Cachoerinha faz fronteira com as cidades de Canoas, Gravataí e Alvorada, e fica a 19 Km da capital gaúcha. Em Cachoeirinha, a carreta da solidariedade entregará os donativos oriundos de Cubatão à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Da Missão Região Sul, no bairro Vila Anair, que repassará ao governo local para distribuição aos moradores que precisarem.