Carga de grãos derramada em linha férrea queima por dias e preocupa moradores em Cubatão
Por Santa Portal em 09/07/2025 às 13:00
Uma carga de soja derramada próxima da linha férrea de Cubatão queimou por dias, afetando moradores de bairros próximos da região.
De acordo com informações preliminares, bags de soja supostamente retirados pela empresa Rumo teriam sido deixadas nas margens da linha férrea e estariam queimando desde o último domingo (6), em uma área de preservação ambiental.
A fumaça atingiu bairros próximos ao local, principalmente o Vale Verde, região mais próxima ao foco do incêndio. Por causa desse incidente, moradores chegaram a relatar dificuldades respiratórias nos últimos dias.
De acordo com a Prefeitura de Cubatão, o setor de fiscalização da Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos foi acionado e apagou o fogo para que não se alastrasse, e também notificou a empresa sobre o referido incidente, que realizou o recolhimento após a notificação.
“Ao mesmo tempo, a Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal, acionou imediatamente a Cetesb sobre o assunto. A Prefeitura segue atenta a ações desse tipo que devem ser solucionadas sempre de forma imediata”, completa a nota enviada pela Administraçáo Municipal.
Procurada pela reportagem, a Rumo informa que as imagens que circulam nas redes sociais, mostrando a queima de resíduos às margens da ferrovia, refere-se a um descarte irregular realizado por terceiros, prática totalmente alheia às atividades da empresa.
“A concessionária ressalta que a operação ferroviária não gera lixo doméstico, e que a empresa não realiza nem autoriza nenhum tipo de descarte na faixa de domínio da ferrovia”, diz a nota da empresa.
“Assim como a comunidade local, a empresa também é vítima desse tipo de ação, que representa risco à segurança e ao meio ambiente e esclarece que diante do ocorrido, registrou um Boletim de Ocorrência junto às autoridades competentes”, completou o comunicado da Rumo.
A empresa reforça que em caso de descarte irregular nas áreas da ferrovia, o morador pode fazer a denúncia no telefone 0800 701 22 55. E orienta que o descarte seja feito sempre em pontos de coleta adequados, disponibilizados pela Administração Municipal.
Procurada pelo Santa Portal, a Cetesb informou que técnicos da companhia foram ao local para vistoria e vão analisar o que causou o acidente para tomar as medidas cabíveis.
O caso foi registrado como emissão de fumaça, vapor ou gás na Delegacia Eletrônica no 1° DP de Cubatão, que prossegue com as investigações.