Câmara aprova projeto que institui o 'Dia da Favela' em Cubatão

Por Santa Portal em 22/02/2026 às 07:00

Arquivo/Câmara Municipal de Cubatão
Arquivo/Câmara Municipal de Cubatão

O Legislativo de Cubatão aprovou, na última quinta-feira (19), em sessão ordinária, o projeto de lei que institui e integra ao calendário oficial de Cubatão o “Dia da Favela”. De acordo com a iniciativa, a data será comemorada anualmente no dia 4 de novembro a fim de promover a conscientização de pertencimento ao território denominado favela e a ressignificação simbólica da palavra, que ao longo dos anos ganhou uma série de significados pejorativos.

O Projeto de Lei Nº 120/2025 é de autoria do vereador Batoré (Agir). Na justificativa do projeto, Batoré pontuou que alguns estados e municípios brasileiros, como o Rio de Janeiro, já incluíram o Dia da Favela em seus calendários oficiais de eventos.

O parlamentar salientou que é preciso celebrar a potência das comunidades e alertar sobre as lutas que seus moradores enfrentam, afirmando que as mudanças de conceitos e entendimentos sobre os cidadãos que vivem nesses locais são importantes para a promoção da inserção social, educacional e econômica.

“É uma forma de quebrar os preconceitos e a arrogância de pessoas que olham diferente para quem vive na comunidade. Foi ali na favela [no bairro da Água Fria], que aprendi a amar o próximo e fazer o trabalho social”, disse ele ao defender mais investimentos do Poder Público nas periferias.

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário, e agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.