Baixada Santista registra dois casos de mpox em 2024

Por Santa Portal em 21/08/2024 às 16:28

Divulgação
Divulgação

A doença viral mpox, anteriormente conhecida como monkeypox ou varíola dos macacos, voltou a exigir estado de alerta mundial, inclusive no Brasil. Em cidades da Baixada Santista, há incidência de casos, mas a ocorrência ainda é mínima. Um levantamento feito pelo Santa Portal mostra que apenas dois casos foram registrados em 2024, em Santos e Praia Grande. São Vicente e Cubatão tiveram um caso apenas, mas em 2023 e 2022, respectivamente. Os demais municípios não responderam até a publicação.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Santos, há um caso de mpox confirmado em 2024, referente a uma mulher de 32 anos atendida na rede municipal em julho. A confirmação foi realizada pela Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos na tarde de segunda-feira (19), após a chegada de exame do Instituto Adolfo Lutz. A paciente segue em bom estado geral, isolada em sua residência, acompanhada pelo monitoramento das equipes de saúde.

A Prefeitura de Praia Grande informa que registrou somente um caso de mpox em 2024, também em julho. O paciente, um homem de 50 anos, já se recuperou e não precisou de internação, tendo sido monitorado por todo o período pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da cidade.

Ainda em nota, a prefeitura reitera que o controle de doenças do município segue em constante vigilância sobre os casos. Os profissionais da rede de saúde pública e privada são constantemente atualizados com os novos protocolos e orientações técnicas advindas de instâncias superiores para o atendimento de casos suspeitos da doença.

Já a Secretaria da Saúde de Cubatão relata que, entre 2023 e 2024, não há registro de caso nem morte, houve um caso em 2022, mas sem morte.

Já a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que o único registro da doença foi em 2023, sem óbito. Em 2024, também não há registros. “A Sesau salienta que os profissionais de saúde estão recebendo orientações através de treinamento online e que aguarda novas orientações do Governo do Estado de São Paulo”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.