Após acidente na passarela, tráfego nas pistas Norte e Sul deve ser liberado até 17h

Por Santa Portal em 18/11/2021 às 12:22

(Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV)
(Foto: Andressa Lara / Santa Cecília TV)

Uma carreta, que trafegava com excesso de altura, se chocou contra uma passarela no km 57 da pista norte da Via Anchieta, em Cubatão, na última quarta-feira (17), impactando o tráfego em ambos os lados. A previsão é que tudo seja normalizado até às 17h de hoje (18).

Agentes da Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) estão, desde 7h de ontem monitorando e orientando o trânsito intenso de caminhões, carretas e ônibus pelas ruas do centro comercial de Cubatão que foi desviado em razão do acidente.

O superintendente da CMT, Jeferson da Silva, que também acompanha os trabalhos na Via Anchieta, informa que a passarela está sendo periciada e será provisoriamente sustentada por estruturas metálicas em suas extremidades.

Ele ainda reforça que os equipamentos necessários para sustentação da passarela já estão no local do acidente e os engenheiros da Ecovias estimam que até as 17h há condições de liberar o tráfego nas pistas Norte e Sul da Anchieta, restabelecendo a normalidade do trânsito nas ruas de Cubatão.

Entenda o que houve na passarela

O acidente não provocou feridos, nem queda da passarela, mas, por precaução, a Ecovias interditou o local do acidente imediatamente, nos dois sentidos, para uma perícia técnica da estrutura.

Após avaliação técnica, a Ecovias identificou a necessidade de mover a estrutura de volta à posição original e realizar o escoramento para reforçar o pilar, por isso, para liberar o trecho o  mais rapidamente possível, foi usado o guindaste até a chegada do material para obras. A  previsão é de que os trabalhos sejam totalmente finalizados em cerca de 30 dias.

A rodovia foi liberada por volta das 15h45, mas o tráfego ainda está congestionado na região, devido às filas que se formaram durante o período de desvios. Durante todo o dia, os usuários foram informados sobre as condições de tráfego, bem como os desvios implantados, pelos painéis eletrônicos instalados nas rodovias e pelos meios de comunicação da concessionária.

Cargas Especiais

O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) possui um esquema especial para o transporte de cargas que possuem dimensões e pesos maiores que o habitual. As mais comuns são: turbinas, peças industriais, tratores, escavadeiras, barcos, pás eólicas, motores e transformadores.

Para fazer esse tipo transporte, é considerando que boa parte do trajeto é feito por túneis, viadutos e passarelas, e por isso a Ecovias realiza uma programação especial de acordo com a especificação de cada carga, cujo itinerário será realizado em horários e por locais específicos, com acompanhamento da concessionária e do Policiamento Rodoviário, caso seja necessário.

Esse tipo de transporte é baseado nos limites estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro e realizado diante de Autorização Especial de Trânsito (AET), concedida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável por recolher todos os dados referentes à carga. 

A carga em questão tinha 5,86m de altura e não possuía o AET.

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