15 pessoas morreram por afogamento nas praias da região nos primeiros dias do ano

Por Santa Portal em 15/01/2024 às 16:00

Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande
Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) divulgou um balanço das primeiras ocorrências deste ano. Ao todo, 15 mortes foram registradas nas praias da região até essa segunda-feira (15) – média de um óbito por dia.

Além disso, segundo o GBMar, 589 vítimas foram salvas durante ocorrências nesta primeira quinzena de janeiro.

Dois turistas desapareceram no mar das praias da região e dois morreram entre sexta-feira (12) e este domingo (14). Os casos aconteceram em BertiogaMongaguáPraia Grande e Itanhaém.

Praia Grande

No sábado (13), uma banhista mobilizou uma equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) ao afirmar ter visto um afogamento na Praia da Guilhermina, em Praia Grande, por volta das 17h.

Segundo a banhista, havia um homem praticando surfe de preito próximo ao local, mas a testemunha não soube informar se era a mesma pessoa. O caso foi tratado como desaparecimento nas águas.

Ainda em Praia Grande, no domingo (14), dois moradores de São Paulo apresentaram grau 6 de afogamento na Praia da Aviação. Um adolescente, de 14 anos, foi estabilizado no Hospital Irmã Dulce. Um idoso, de 73, não resistiu e faleceu.

Mongaguá

De acordo com o GBMar, por volta das 13h30 deste domingo (14), um agente estava em patrulhamento preventivo na praia Balneário Vila Loty, em Mongaguá, quando banhistas informaram o desaparecimento de um adolescente de 15 anos, de Guaianazes, nas águas.

O primo da vítima relatou que ambos estavam no mar quando o rapaz começou a ser arrastado por uma corrente de retorno. O primo informou que tentou ajudá-lo segurando pela mão, mas não conseguiu puxá-lo, momento em que viu o rapaz afundar.

Um corpo com as mesmas características foi encontrado na madrugada desta segunda (15) em Itanhaém, na divisa com Mongaguá, e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande, onde familiares reconhecerão o corpo.

Itanhaém

Já em Itanhaém, por volta das 15h, dois primos de Ferraz de Vasconcelos estavam no mar da Praia de Bopiranga, em Itanhaém, quando foram arrastados para o fundo por uma corrente.

De acordo com o GBMar, um deles conseguiu chegar em local seguro, mas o outro acabou submergindo nas águas.

Nesta segunda-feira (15), o corpo foi encontrado na Praia do Gaivota, na divisa com Peruíbe. O cadáver foi encaminhado para o IML de Praia Grande, e reconhecido pelos familiares.

Bertioga

Em Bertioga, um turista de Guarulhos desapareceu na Praia da Enseada após arrastado por uma forte corrente de retorno neste domingo (14).

Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o 3º Pelotão de Bombeiros de Bertioga foi informado, por volta das 10h30, de que dois rapazes estavam se afogando e foram acionados para fazer o resgate deles.

Uma motoaquática conseguiu resgatar um deles, de 30 anos, e contou com o apoio do quadriciclo do GBMar para levar a vítima para a faixa de areia. Com grau 1 de afogamento, ele recebeu atendimento imediato e não corre risco de morte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.