Com o passar dos anos, novas tecnologias surgem para confecção de novos materiais. Estas novas tecnologias garantem diversas vantagens, especialmente precisão e agilidade. Uma das alternativas que surgiu nos últimos anos foi o corte de metal a laser.
Essa prática pode contribuir para diversos segmentos, que vão desde a indústria, design até a construção civil. Contudo, para utilizar essa tecnologia, é importante saber o que é corte a laser, assim como cortar o metal com essa tecnologia. Por fim, é necessário conhecer as vantagens desse processo.
Ao longo deste texto, responderemos a estas perguntas. Acompanhe!
Corte a laser: O que é
O corte a laser é um processo utilizado em diferentes materiais. Ele vem sendo amplamente utilizado por diversos fatores, como a versatilidade da máquina a laser, velocidade e alta precisão. Assim, são elaborados perfis dinâmicos e personalizados.
Afinal, o que é o corte a laser? Nada mais é que um processo de separação térmica. O feixe (laser) atinge o material e este evapora completamente ou derrete, o separando em pedaços diferentes.
O corte, portanto, ocorre quando o feixe de laser transpassa o material por completo. Todo o processo segue um desenho e uma geometria planejada.
A execução do corte precisa de um gerador de alta potência, que produz um raio movimentado até a cabeça de corte. O feixe é direcionado por meio de espelhos ajustáveis, que formam um caminho óptico.
O raio atravessa uma lente de foco, com ajuste do tamanho e intensidade do feixe. Esse processo potencializa a densidade de energia. Quando chega ao cabeçote da máquina, a luz é direcionada pelos espelhos a um único ponto. O direcionamento de toda essa energia em luz (laser), ocorre em um diâmetro menor que 0,25 mm.
O feixe de luz, que nada mais é do que a concentração de energia com os dispositivos citados anteriormente, gera uma grande densidade de energia. Quando direcionado ao material a ser trabalhado, é efetuado o corte.
Essa técnica consegue executar com precisão, corte em projetos complexos, respeitando diversos ângulos e detalhes.
Como cortar metal
Entre os materiais que são cortados, destaca-se o metal. O corte deste material, quando realizado com esse processo, se torna menos preciso e ágil, devido especialmente às características do metal, como alta densidade e resistência mecânica (tenacidade).
Na Indústria, o corte a laser é utilizado na soldagem, tratamento térmico e corte de metais, aço, alumínio e suas principais ligas. Além disso, é utilizado também para o corte de materiais não-metálicos, como vidro, madeira, acrílico, etc.
A potência no processo de corte a laser consegue atingir 3.000 watts por centímetro quadrado. Desse modo, a grande maioria dos metais pode ser vaporizado, acelerando o processo de corte e o deixando mais preciso. A utilização do gás hélio contribui para dissipar o calor gerado pelo campo elétrico do processo do corte a laser.
Estes são os tipos de metal que o corte a laser consegue cortar:
· Titânio e suas ligas;
· Cobre e suas ligas;
· Alumínio e suas ligas;
· Aços-ferramenta;
· Aços inoxidáveis;
· Aços não ligados.
Vantagens
Entre as vantagens do corte a laser, destacamos a diversidade dos materiais, liberdade de contorno para execução de projetos complexos e cantos de corte com alta qualidade com pulsos ultracurtos.
Como deixamos claro anteriormente, o corte a laser abrange uma série de materiais, incluindo alumínio, aços e diferentes ligas. Todos estes podem ser cortados com qualidade, precisão e alta segurança.
Outro destaque é que podem ser cortadas diversas espessuras de chapa de 0,5 e até 30 milímetros. Por conter um espectro grande de materiais e espessuras, essa tecnologia é muito utilizada para aplicações em metais e não metais.
A precisão do raio laser também é uma vantagem muito valiosa, pois há pouca influência do processo fora da área de corte. Ou seja, a fenda de corte não é mais larga que o feixe do laser. Assim, formas complexas podem ser cortadas sem rebarbadas, e de maneira lisa e fluída.
Assim, é reduzida a necessidade de retrabalho, muito comum em outros processos de corte de materiais. Por conta da flexibilidade, o corte a laser é usado com frequência, sobretudo em peças pequenas e construção de protótipos.
Por fim, é necessário abordar sobre os cantos de cortes de alta qualidade. Os lasers de pulso ultracurto evaporam os materiais cortados de forma muito célere, impedindo que ocorra uma influência do calor sobre a peça.
Com isso, são criados cantos de corte com alta qualidade e precisão, sem rastros de fusão. O uso de produtos metálicos e filigranos, como stents da indústria médica, são um grande trunfo dessa técnica.
Conclusão
Sendo assim, o corte de metal a laser é um processo muito eficaz para produção de diversos produtos, que são utilizados em diferentes setores: indústria, construção civil, área médica, etc. O processo é utilizado sobretudo por conta das diferentes vantagens, como precisão e agilidade.