Complexo Educacional Santa Cecília renova compromisso com ensino e social

Por Noelle Neves em 16/10/2021 às 19:27

Divulgação
Divulgação

Uma jornada de amor pela Educação. É assim que a presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Teixeira, define os 60 anos de trabalho realizado. A gestão que a família adotou desde o início fez com que grandes marcos de crescimento fossem alcançados. Agora, o grande objetivo é continuar com a missão educacional e social, oferecendo ensino de qualidade para os alunos.

Para Dra. Lúcia, a instituição mudou a vida de muitas pessoas, como alunos, famílias, colaboradores, comunidade e entidades, a partir da criação de uma modesta escola primária. “Vejo com emoção tantas histórias que se cruzaram e mudaram outras, entusiasmando pessoas a enveredar nas trilhas de novos conhecimentos, a olhar para o futuro e para uma nova realidade”, disse em entrevista ao Santa Portal.

A transformação do complexo ao longo dos anos é impressionante, e aconteceu, pois, a direção sempre teve consciência da importância das decisões diárias.

“Em um universo em que tecnologias, preferências e tendências de comportamento são inconstantes e altamente mutáveis, o Complexo continuou a se reinventar, preparando seus alunos não só profissionalmente, para navegar nesse cenário de transformações intensas e disruptivas, mas também formando o cidadão ético, comprometido com sua época e com a construção de uma sociedade mais justa”, justificou a presidente.

De acordo com a educadora, todos os passos são planejados com cuidado, ouvindo opiniões divergentes e com o respeito. A união em família é o que impulsiona o crescimento, já que pensam em conjunto as melhores estratégias em prol do Ensino.

“Nossos pais, Milton e Nilza, nos educaram com muito sacrifício. Eu e meus irmãos fomos envolvidos desde muito pequenos no trabalho, colaborando em todas as etapas do crescimento da escola. Aprendemos com humildade a rotina de todos os setores, valorizando cada professor e funcionário e o sacrifício”, contou.

Para continuar aprimorando, cada um estudou especializando-se na carreira acadêmica e na gestão. Segundo a presidente, ideias e sonhos precisam de ação, dedicação, estudo, com recursos humanos, tecnológicos, inovação, disrupção.

“A vontade de fazer o melhor tem sido mais forte da parte de todos, debatendo ideias em família e com os demais diretores, coordenadores nas diversas instâncias da universidade. Quem troca pães , volta para casa com um único pão. Quem troca ideias, volta para casa com as duas, já dizia Machado de Assis”, definiu.

Próximos passos do Complexo Educacional Santa Cecília

Hoje, o Complexo Educacional Santa Cecília é visto como um grande laboratório a céu aberto, uma Instituição conectada à indústria 4.0, a quarta revolução industrial.

Nos próximos anos, Dra. Lúcia garante que a instituição continuará superando os desafios, investindo a formação integral dos estudantes. “Colégio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado da instituição continuarão transformando a vida da comunidade e das futuras gerações. Assumimos essa responsabilidade com quem confia na seriedade e qualidade da formação oferecida”, destacou.

A intenção da direção do Colégio e da Universidade é impactar não apenas na vida pessoal e profissional do aluno, mas na vida coletiva, com a formação de líderes que transformam a realidade. “Constatei, fascinada, a importância da educação do Santa Cecília para tantas famílias e, nos relatos de alunos de várias idades, a saudade imensa do Santa como espaço essencial de aprendizagem, de mudança e de amizades em suas vidas”, relatou.

A produção acadêmico-científica e a formação dos alunos contribuirão para o desenvolvimento da região e do país, especialmente por conta dos projetos inovadores. “Um dos exemplos mais recentes é a instalação do laboratório de inovação tecnológica e criatividade InovFabLab. Inspirado na tradição norte-americana, iniciada pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, é utilizado pelos cursos oferecidos pela Instituição, além das parcerias com a comunidade e os setores produtivos”, lembrou.

A educadora ainda citou um pensamento de Hannah Arendt para definir o trabalho realizado pelo Complexo: “a Educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos responsabilidade por ele”. De acordo com ela, a direção assumiu o compromisso há anos e por isso, contribui para as transformações no mundo.

“Somos movidos por desafios. Quando não temos, os criamos. Assim acontecem as grandes revoluções”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.