Complexo Educacional Santa Cecília renova compromisso com ensino e social
Por Noelle Neves em 16/10/2021 às 19:27
Uma jornada de amor pela Educação. É assim que a presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Teixeira, define os 60 anos de trabalho realizado. A gestão que a família adotou desde o início fez com que grandes marcos de crescimento fossem alcançados. Agora, o grande objetivo é continuar com a missão educacional e social, oferecendo ensino de qualidade para os alunos.
Para Dra. Lúcia, a instituição mudou a vida de muitas pessoas, como alunos, famílias, colaboradores, comunidade e entidades, a partir da criação de uma modesta escola primária. “Vejo com emoção tantas histórias que se cruzaram e mudaram outras, entusiasmando pessoas a enveredar nas trilhas de novos conhecimentos, a olhar para o futuro e para uma nova realidade”, disse em entrevista ao Santa Portal.
A transformação do complexo ao longo dos anos é impressionante, e aconteceu, pois, a direção sempre teve consciência da importância das decisões diárias.
“Em um universo em que tecnologias, preferências e tendências de comportamento são inconstantes e altamente mutáveis, o Complexo continuou a se reinventar, preparando seus alunos não só profissionalmente, para navegar nesse cenário de transformações intensas e disruptivas, mas também formando o cidadão ético, comprometido com sua época e com a construção de uma sociedade mais justa”, justificou a presidente.
De acordo com a educadora, todos os passos são planejados com cuidado, ouvindo opiniões divergentes e com o respeito. A união em família é o que impulsiona o crescimento, já que pensam em conjunto as melhores estratégias em prol do Ensino.
“Nossos pais, Milton e Nilza, nos educaram com muito sacrifício. Eu e meus irmãos fomos envolvidos desde muito pequenos no trabalho, colaborando em todas as etapas do crescimento da escola. Aprendemos com humildade a rotina de todos os setores, valorizando cada professor e funcionário e o sacrifício”, contou.
Para continuar aprimorando, cada um estudou especializando-se na carreira acadêmica e na gestão. Segundo a presidente, ideias e sonhos precisam de ação, dedicação, estudo, com recursos humanos, tecnológicos, inovação, disrupção.
“A vontade de fazer o melhor tem sido mais forte da parte de todos, debatendo ideias em família e com os demais diretores, coordenadores nas diversas instâncias da universidade. Quem troca pães , volta para casa com um único pão. Quem troca ideias, volta para casa com as duas, já dizia Machado de Assis”, definiu.
Próximos passos do Complexo Educacional Santa Cecília
Hoje, o Complexo Educacional Santa Cecília é visto como um grande laboratório a céu aberto, uma Instituição conectada à indústria 4.0, a quarta revolução industrial.
Nos próximos anos, Dra. Lúcia garante que a instituição continuará superando os desafios, investindo a formação integral dos estudantes. “Colégio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado da instituição continuarão transformando a vida da comunidade e das futuras gerações. Assumimos essa responsabilidade com quem confia na seriedade e qualidade da formação oferecida”, destacou.
A intenção da direção do Colégio e da Universidade é impactar não apenas na vida pessoal e profissional do aluno, mas na vida coletiva, com a formação de líderes que transformam a realidade. “Constatei, fascinada, a importância da educação do Santa Cecília para tantas famílias e, nos relatos de alunos de várias idades, a saudade imensa do Santa como espaço essencial de aprendizagem, de mudança e de amizades em suas vidas”, relatou.
A produção acadêmico-científica e a formação dos alunos contribuirão para o desenvolvimento da região e do país, especialmente por conta dos projetos inovadores. “Um dos exemplos mais recentes é a instalação do laboratório de inovação tecnológica e criatividade InovFabLab. Inspirado na tradição norte-americana, iniciada pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, é utilizado pelos cursos oferecidos pela Instituição, além das parcerias com a comunidade e os setores produtivos”, lembrou.
A educadora ainda citou um pensamento de Hannah Arendt para definir o trabalho realizado pelo Complexo: “a Educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos responsabilidade por ele”. De acordo com ela, a direção assumiu o compromisso há anos e por isso, contribui para as transformações no mundo.
“Somos movidos por desafios. Quando não temos, os criamos. Assim acontecem as grandes revoluções”, concluiu.