Complexo Educacional Santa Cecília completa 60 anos; saiba como foram os primeiros anos

Por Noelle Neves em 15/10/2021 às 12:51

Arquivo
Arquivo

O Complexo Educacional Santa Cecília completa 60 anos nesta sexta-feira (15). O colégio modesto, localizado no Macuco, tinha apenas 26 alunos na fundação. No entanto, hoje, a expansão promovida pela Família Teixeira transforma diariamente a história de mais de 18 mil pessoas. O ensino de qualidade oferecido da Educação Infantil ao Mestrado posiciona a instituição como um dos principais pontos de desenvolvimento para a região.

O colégio e a universidade possuem salas de aula equipadas, laboratórios tecnológicos, piscina e projetos inovadores. Em mais de 100 mil m² de área, estudantes podem desenvolver o melhor de suas habilidades para deixarem suas impressões no mundo.

Foto: Arquivo

Com todas conquistas, o orgulho para quem fundou é enorme. A Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Emília Maria Pirilo, a Tia Emília, se sente grata e satisfeita por pelos marcos atingidos. Ela, que viu o nascimento do Complexo no bairro operário até a expansão em diversos prédios no Boqueirão, cedeu entrevista ao Santa Portal e relembrou a trajetória da Unisanta.

Confira na íntegra:

A senhora foi uma das fundadoras do Santa Cecília. Como foram os primeiros anos do complexo educacional? Houve alguma dificuldade?

Professora Emília: A ideia de abrir o colégio foi do meu cunhado, Milton, e da minha irmã, Nilza. Eles decidiram vender a casa e comprar a escola primária, localizada na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, no Macuco, em Santos.

Eu sou professora. Na época, lecionei para o Ensino Fundamental na rede municipal no período da manhã. De tarde, ia para o colégio.

Os primeiros anos foram difíceis. Muito trabalho, dedicação e principal, a união da nossa família. Ficamos lá até comprarmos o espaço aqui na Rua Oswaldo Cruz, 266. Era só um prédio com piscina vazia. Aos pouquinhos, fomos expandindo.

Quais foram as principais realizações, em sua visão, ao longo desses 60 anos?

Professora Emília: Tudo foi importante. Uma pequena escola primária, com apenas 26 alunos, tornou-se um grande Complexo Educacional. Um sonho que se tornou realidade. Sonhamos em família e hoje, a administração está na terceira geração.

O Complexo Educacional mudou a vida de muitas pessoas. Como se sente sabendo que foi parte fundamental na vida de tantos profissionais, seja no colégio, seja na faculdade?

Professora Emília: Me sinto feliz e realizada em poder proporcionar a mudança na vida de tantas pessoas. Como pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, sou responsável pelo setor de bolsas e tenho a oportunidade de beneficiar famílias que não têm condições financeiras para manter os filhos em colégios particulares e em curso superior, com descontos e bolsas.

Fico muito emocionada em saber que muitos de nossos alunos ocupam cargos importantes, não só no Brasil como no exterior.

A Ana Marcela, atleta de maratona aquática e medalhista olímpica, foi um grande exemplo. Veio para cá bem menina, cresceu, estudou… Temos muitos outros exemplos incríveis.

Os beneficiados pelas bolsas são muito gratos a toda minha família, por receber uma oportunidade na área da Educação, que proporcionará crescimento. O nosso grande objetivo sempre foi ajudar o próximo e conseguimos fazer isso muito bem.

Qual é a importância da gestão familiar do Complexo Educacional Santa Cecília? Acha que é um diferencial importante, comparado a outros colégios e faculdades?

Professora Emília: Com certeza, o exemplo e a união da nossa família faz uma grande diferença comparada a outras instituições de ensino. Claro, sem esquecer do excelente trabalho do corpo docente e dos colaboradores.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.