11/02/2023

Mãos Entrelaçadas encerra primeira noite do Grupo Especial com viagem encantada pelo Brasil

Por Beatriz Araujo em 11/02/2023 às 06:25

José Luiz Borges
José Luiz Borges

A Mãos Entrelaçadas foi a última agremiação a se apresentar na madrugada deste sábado (11), na Passarela Dráuzio da Cruz. A escola reverenciou as riquezas culturais do país em uma ‘viagem encantada’ com alegorias coloridas e diversificadas. Não houve atraso.

A escola entrou na passarela por volta das 4 horas da madrugada, após uma concentração alegre com o samba-enredo cantado repentinamente. Cerca de 900 pessoas participaram do desfile, divididas em doze alas.

“É uma alegria imensa poder trazer nossa comunidade, sobretudo do Radio Clube, para a passarela. Nos dedicamos e nos preparamos muito para esse momento, de mostrarmos a riqueza do nosso país”, ressalta a presidente Eliane Rocha.

A passista Patrícia Corrêa, do 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, também estava com expectativas positivas. “O trabalho que a gente faz é para buscar resultado na avenida, para ajudarmos a  agremiação”, afirma. As vestes da dupla faziam referencia ao ‘boi garantido e boi caprichoso’.

O enredo Viagem encantada pelo Brasil passou por festas tradicionais como a Festa da Tainha da Baixada Santista, o Oktoberfest de Santa Catarina e também o alegre São João do Nordeste. A própria celebração do Carnaval também não ficou de fora.

Com a escola sendo a última a desfilar, o samba-enredo foi desenvolvido para deixar a avenida alegre e animada. De acordo com Fernando Negrão, um dos compositores da canção, a ideia era deixar “a galera quente” na avenida. 

“Apresentamos um samba muito alegre. A Mãos Entrelaçadas é uma escola nova que tem uma história breve, mas bonita no Carnaval santista. Tô muito emocionado em fazer parte disso”.

Ficha técnica

Enredo: “Viagem Encantada Pelo Brasil”

Carnavalesco: Comissão de Carnaval (Coordenação: Albert Barbosa)
Diretor de Carnaval: Ronaldo Clemente
Diretor de Harmonia: Paulo Fernando Clemente e Ronaldo Clemente

Nº de componentes: cerca de 900

Nº de alas:   12

Nº de alegorias:  2 alegorias e 2 quadripés

Bateria batucada de Arcanjo”

Mestre de Bateria:  Beto Khabelo

Número de Ritmistas:  120

Rainha de Bateria:  Danielle Santana

Madrinha de Bateria: Jack Corrêa
Princesa de Bateria:  Carol Souza

Pérola da Bateria: Kaylane Chavier

Nº de baianas: 40

Nome do coreógrafo da comissão de frente:  Janaína Marlene – Cia. Cria Criou de Artes

Nº de integrantes da comissão de frente:  13

1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:  Luizinho Braga e Patrícia Corrêa

2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:  Vitor e Alessandra

3º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira:  Denise e Jorginho

Interprete: Thiaguinho Santos 

Compositores do samba-enredo: Fernando Negrão, Gustavo Santos, Ademarzinho do Cavaco e Lúcio Nunes. 

Samba-enredo

Uma Viagem Encantada pelo Brasil

Eu faço a festa por esse Brasil

Do norte ao sul o povo aplaudiu

De mãos entrelaçadas com você

Sambando até o amanhecer!

Salve essa gente festeira

Que sacode a poeira,

Sem medo de ser feliz …

É força, é arte, é encanto

A voz que ecoa em nossa raiz

E hoje a “academia”

Nessa viagem vai te levar

“No céu, no mar, na terra”

Artistas, festivais e poetas

É o Brasil a pulsar, ôô!

É lindo o Brasil a pulsar!

Armorial em “movimento”

Flores pra saudar iemanjá

Garantido e caprichoso

Meu são joão abençoa o “arraiá”!

Vem… caminhar entre histórias

No “sítio”, reviver a emoção!

Dos caiçaras provar o sabor

A culinária tem a sua tradição!

Mas se a saudade bater 

E o olhar marejar …

Vou outra vez celebrar

Em procissão, seguindo com fé

Nos braços de “nazaré”!

Apoteose, nosso destino

Sambar sem preconceito social

Apoteose, nosso destino

Enfim, chegou o Carnaval!

Sobre a escola

Data de Fundação:  13 de maio de 2011

Bairro: Jardim Rádio Clube (Santos)

Cores:  Azul, verde e branco

Presidente:  Eliane Rocha

Vice-presidente:  Marcos Gouveia

A agremiação foi campeã do Grupo 1 em 2017, com o enredo ‘Sem preconceito e vaidade, tem nossa solidariedade e muito amor no coração’. A partir disso, em 2018, competiu no Grupo de Acesso. Em 2019, também pelo Acesso, foi campeã como enredo ‘Sinfonia Carioca’.

A primeira participação da Mãos Entrelaçadas no Grupo Especial foi em 2020, onde ficou na 4° posição com o  enredo “Assim caminha a humanidade. Em busca das origens e da verdade”. Neste Carnaval da retomada é a segunda vez que a escola vai à passarela como Grupo Especial.

Carnaval 2023

O Santos Carnaval 2023 acontece nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Nesta sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.

Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.

O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmite, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.

Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, é possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial. 

A cobertura também está sendo feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.

Apuração 

De acordo com a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), a apuração dos desfiles será realizada na terça-feira (14), a partir das 12h, no Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias), começando pelo Grupo de Acesso e encerrando com o Grupo Especial. 

Dentro de seus respectivos grupos, as escolas de samba serão julgadas em nove quesitos: bateria, enredo, samba-enredo, comissão de frente, fantasia, alegorias, evolução, harmonia e mestre-sala & porta-bandeira. 

Cada grupo conta com três jurados distribuídos no início, meio e fim da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz durante os desfiles. As notas de cada jurado poderão ser dadas de 9 (nove) a 10 (dez), com variação a partir de 0,1 (um décimo). A menor das três notas recebida pela agremiação em cada quesito será descartada na totalização dos pontos. 

A última colocada do Grupo Especial será rebaixada ao Acesso, que, por sua vez, terá sua campeã promovida à elite do Carnaval Santista em 2024. A decisão foi tomada no último dia 13, durante assembleia entre os presidentes das agremiações.

Neste Carnaval da retomada, excepcionalmente, a pontuação mínima de 170 pontos não será exigida das escolas de samba do Grupo de Acesso para que se mantenham na disputa para o ano seguinte. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.