Unidos dos Morros empolga público com celebração da magia da televisão

Por Marcela Morone em 23/02/2025 às 03:11

Crédito: Julia Lanzilotti
Crédito: Julia Lanzilotti

Diante do fervor do público que lotou as arquibancadas, a Unidos dos Morros celebrou a arte, educação e cultura por meio de uma homenagem à TV Cultura, na madrugada deste domingo (22). Atual bicampeã do carnaval santista, a agremiação foi a segunda escola do Grupo Especial a entrar na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz na última noite de folia.

O enredo deste ano, Quem te viu quer TV… Cultura, Educação e Samba no Pé, resgatou as principais lendas da TV Cultura, trazendo à tona personagens que marcaram gerações e a programação de destaque da emissora.

Entre as alegorias e fantasias, o público acompanhou com entusiasmo as 16 alas, três alegorias e 1.800 componentes que contaram a história da emissora, com a letra do samba ecoando nas arquibancadas antes mesmo da escola entrar na passarela. Muitos foliões se emocionaram ao relembrar figuras como o Castelo Rá-Tim-Bum, que foi um dos temas da segunda alegoria da escola, que contou com um majestoso Nino à frente da alegoria. A atriz que interpretou a Feiticeira Morgana, Rosi Campos, marcou presença no topo da alegoria.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, conhecidos como Renatinho e Fabíola, estão na escola há oito anos e, no fim de semana que vem, ainda irão para São Paulo desfilar pela Vai-Vai. A dupla ressaltou a conexão que tiveram com o enredo deste ano. “Ele conta um pouco da nossa infância e também pudemos mostrar um pouco dela pros nossos filhos”, disse Fabíola.

Renato ainda destacou a importância da escola poder proporcionar alegria ao seu público. “[A Unidos dos Morros] não representa somente o morro. Representa a comunidade, nossos ancestrais que vieram de um quilombo. A [sede] da escola fica lá no topo do morro e poder descer de lá de cima e dar alegria para as arquibancadas é gratificante”, disse Renato.

Garibaldo, Cocoricó e os peixes Glub Glub foram alguns dos nostálgicos personagens que ilustraram as alas da Unidos. Autoridades como o ex-prefeito de Santos e o atual deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), bem como o deputado estadual Caio França (PSB), estiveram na avenida prestigiando a escola.

O terceiro carro alegórico da escola cruzou a linha da dispersão com uma grande chuva de confetes para comemorar o sucesso do desfile, que não sofreu com problemas técnicos. Além disso, a escola também não estourou o tempo limite de 45 minutos e conseguiu encerrar o desfile aos 44.

A Unidos dos Morros foi campeã em 2024 e 2023, com homenagens a Peruíbe e Armênio Mendes, respectivamente. A escola também foi a grande campeã em 2020, antes do carnaval santista ser cancelado por dois anos por conta da pandemia de covid-19. Ao todo, a escola acumula sete vitórias e, neste ano, busca o tricampeonato consecutivo.

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.