Unidos da Zona Noroeste leva homenagem à cultura caiçara para o carnaval santista

Por Marcela Morone em 22/02/2025 às 00:36

Crédito: Julia Lanzilotti
Crédito: Julia Lanzilotti

Ao coro de “Santos, eu amo você”, a Unidos da Zona Noroeste prestou uma homenagem à cultura caiçara e a Santos ao encerrar os desfiles do Grupo de Acesso na primeira noite do Santos Carnaval 2025, neste sábado (21).

A escola da Areia Branca levou à passarela o enredo Santos… o mar que pulsa na avenida, o legado do peixe na alma santista, que explorou a presença do peixe no cotidiano dos santistas, não apenas como alimento, mas também como um ícone cultural, desde o solo sagrado da Vila Belmiro até o portal da cidade.

O cartão postal da entrada de Santos, inclusive, foi o tema do abre-alas da escola, que também contou com um grande galo, símbolo da agremiação.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Luiz Braga e Patrícia Corrêa, percorreram toda a avenida envoltos em várias bolinhas de sabão, que saíam de uma pistola na mão do próprio Luiz e divertiram o público ao serem dispersadas pelo vento.

Já sem fôlego, após o desfile, Patrícia ressaltou a importância de exaltar Santos. “As escolas de samba também fazem um papel educativo o ano todo e, com isso, a gente conhece mais da cultura da nossa cidade e a apresenta para outras pessoas na avenida. Acho que é uma troca mútua de aprendizado sobre a nossa própria cidade e a beleza de Santos”, disse.

Luiz destacou a gratidão de poder homenagear Santos e a esperança de voltar ao Grupo Especial. “Eu acho ótimo que as escolas de samba da cidade façam uma homenagem ao município. É muito gratificante a gente representar a natureza, o mar de Santos. A Zona Noroeste vem com um lindo serviço em busca de subir de novo para o seu devido lugar, porque é uma escola tradicional, de raça e com uma comunidade muito forte”, contou.

O peixe se fez presente em todas as alas, com homenagens ao comércio e a forte presença do pescado na culinária local. Envolvidos pelas cores da da agremiação — o verde, vermelho e branco — o desfile contou com 10 alas e duas alegorias.

Outro ícone santista, este reconhecido mundialmente, não podia deixar de ser homenageado pela Unidos da Zona Noroeste: o Santos Futebol Clube. O Alvinegro Praiano foi o tema de duas alas, que remeteram às conquistas do clube de Pelé e à Vila Belmiro.

Logo atrás do Santos, veio a segunda alegoria da escola Um majestoso polvo, que remete ao conjunto de edifícios na Ponta da Praia que possui o animal em sua fachada. Atrás do polvo na alegoria, uma representação do mercado de pescados de Santos, que contou com integrantes “vendendo seus peixes”.

A escola cumpriu com o tempo estimado de 45 minutos de desfile e percorreu a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz em, aproximadamente, 41 minutos. No entanto, as fortes temperaturas dos últimos dias não deram trégua para a folia neste sábado. Uma das integrantes da comissão de frente desmaiou ao cruzar a linha da dispersão e precisou ser levada do local em uma maca.

A agremiação conquistou o título de campeã do Grupo de Acesso em 1983 e 2023, além de ter sido campeã do Grupo 1 em 2020. Em 2024, a Unidos da Zona Noroeste alcançou o 8º lugar no Grupo Especial e, neste ano, luta pelo acesso.

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.