União Imperial brinca com o imaginário do público ao exibir clássicos das telonas

Por Rodrigo Cirilo em 23/02/2025 às 04:41

Crédito: Julia Lanzilotti
Crédito: Julia Lanzilotti

A União Imperial provocou, na madrugada deste domingo (23), distintas emoções no público ao abordar filmes campeões de bilheteria na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Com o voo da versão drone do Super-Homem, a Águia do Marapé iniciou sua exibição por volta de 3h10, sendo a penúltima escola a desfilar no Santos Carnaval 2025.

Dançando na Chuva, Minha Mãe é Uma Peça, Interestelar, Tropa de Elite, Invocação do Mal, O Rei Leão e O Auto da Compadecida , entre outros títulos do catálogo do Cine União, levaram os foliões da felicidade ao terror, do amor à aventura e do êxtase à coragem.

A comissão de frente, com 14 integrantes estrelados, exibiu imagens da preparação da escola para o Carnaval com o apoio de um quadripé, anunciando o que estava por vir no desfile. Só o cartão de visitas da verde e rosa do Marapé já fez valer o ingresso de Sandra Moure, que curtiu o desfile no último setor. “Tá pago. Valeu a emoção, valeu tudo. É muito campeã, sem dúvida nenhuma”, avaliou.

Logo atrás da comissão, veio o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Edgar Carobina e Graciela Araújo. Fantasiados de Jack e Rose, protagonistas do filme Titanic, eles bailaram com classe em um figurino inspirado no diamante azul em forma de coração. O amor entre os personagens inspirou a dupla recém-formada a arrancar aplausos dos jurados.

“A fantasia merecia esse romance todo, esse lado clássico. Além da joia literal que ela representa, o romance estava em cada detalhe”, explicou Graciela. “Sabemos que é um quesito muito importante: são apenas duas pessoas para defender quatro notas. Foi um trabalho muito árduo, mas fomos movidos pelo amor de fazer o que a gente gosta, e foi gratificante”, concluiu Carobina.

Os custos de produção do Carnaval foram avaliados em torno de R$ 500 mil, distribuídos entre a confecção das fantasias dos cerca de 1,4 mil componentes, três carros alegóricos e um quadripé. Aliás, as alegorias demonstraram a diversidade que o cinema possui, mas, mesmo assim, reúne dezenas de pessoas em salas de sessão.

O carro abre-alas trouxe dois módulos. No primeiro, a escultura central era uma águia com dois filhotes em seu ninho, representando o amor entre gerações. No último, a proposta foi reproduzir um cenário de filme romântico de época, com um casarão onde os casos de amor desabrocham.

A segunda alegoria foi dedicada aos filmes de terror, com uma mão maquiavélica envolvendo o destaque central. Caveiras, fantasmas e um carrossel macabro, onde os cavalos foram substituídos por personagens como o Palhaço IT, Pânico e Hellraiser, completaram o clima assustador.

Por fim, o terceiro carro da União Imperial propôs uma reflexão sobre como tramas e personagens podem inspirar a humanidade em seu dia a dia. Nele, estavam super-heróis e princesas em um cenário que remetia às metrópoles atuais. Michele Valverde contou que não é só no Carnaval que ela se transforma em Mulher-Maravilha.

“Estamos representando mulheres vencedoras, guerreiras, que lutam para conquistar tudo. Todas as mulheres se dedicam tanto a ser mãe, pai, trabalhadora, guerreira, e ainda têm a força de vontade de vir e desfilar”, destacou.

Final feliz para a União Imperial?

Há mais de 40 anos no Grupo Especial, a União Imperial é a terceira maior campeã do Carnaval santista, com dez títulos. A Águia mantém uma regularidade impressionante desde o bicampeonato consecutivo, em 2018 e 2019. Foram dois vice-campeonatos e um terceiro lugar, batendo na trave da 11ª conquista.

Embalada pelos ritmistas “Reis do Trovão”, da bateria Balanço Verde e Rosa, a escola, da musa do É o Tchan! , Sheila Mello, seguiu todas as linhas do roteiro e fechou o desfile com 53 minutos, dentro dos 55 regulamentares. Resta, agora, saber se a escola terá um final feliz e voltará a soltar a trilha-sonora de campeã após seis anos, ao término da apuração, na próxima terça-feira (25).

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.