Império da Vila celebra o doce sabor da vida no carnaval santista
Por Marcela Morone em 23/02/2025 às 00:40

A Império da Vila encantou a passarela do samba na no fim da noite deste sábado (22) com um desfile “doce” celebrando o mel como símbolo de vida, saúde, beleza e prosperidade. Com o enredo É Melado, É Gostoso, o Néctar da Vida, a escola trouxe de volta um clássico de 2011.
A agremiação da Vila São Jorge, em Santos, levou mil componentes à avenida em 13 alas e duas alegorias, que retrataram a história da produção de mel, desde a polinização das abelhas até sua importância como produto de exportação.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ramon Lima e Vivian Colombo, esbanjaram carisma durante todo o desfile. Emocionado, Ramon disse que tudo se saiu ainda melhor do que nos ensaios. “A gente entrou aqui [na avenida] e eu falei “faça com que a gente saia daqui feliz” e foi o que aconteceu. Graças à Vivian e a toda a equipe, porque não fazemos isso sozinhos”, contou, já com lágrimas nos olhos.
A primeira alegoria da escola levou o tigre, símbolo da agremiação, para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. O destaque, no entanto, ficou para o que estava atrás do animal — uma grande colmeia com várias crianças, que representavam as abelhas operárias.
O segundo carro alegórico contava com um grandioso faraó egípcio e um dragão, fazendo referência à China, maior produtora de mel do mundo. Já no Egito Antigo, as abelhas eram consideradas sagradas e uma criação do deus do sol, Rá. Naquele tempo, as pessoas acreditavam que alguns espíritos assumiam a forma de uma abelha após a morte. Por conta da associação com a vida após a morte, as abelhas e o mel eram amados pelos faraós.
Segunda agremiação mais nova do carnaval santista, a Império da Vila se destacou em 2010, quando foi vice-campeã do Grupo Especial com um enredo sobre temperos brasileiros. No ano seguinte, o mel levou a escola ao terceiro lugar.
No ano passado, a Império da Vila alcançou o 5º lugar do Grupo de Acesso. Em 2025, luta para subir para o Grupo Especial, o qual não faz parte há 11 anos.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.