Cães terapeutas participam da ala da inclusão no desfile da X-9
Por Rodrigo Martins em 22/02/2025 às 02:54

Movida pela fé, com o enredo Peregrinos de Fé. Oh Mãe Negra… Meu Samba é Minha Oração, a X-9 traz em sua última ala um recado de inclusão. Dentro dessa ideia, os cães terapeutas Mel e Boris são uma das atrações do desfile da Pioneira.
“Desde 2018 fazemos esse trabalho de cãoterapia, há dois anos a gente sempre participa do projeto Inclusão para Todos. Surgiu a oportunidade da X-9 fazer a ala da inclusão e assim surgiu o convite. Estamos muito felizes de participar desse desfile”, disse Diogo Amparo, um dos tutores dos golden retrievers.
Os tutores contaram que os cães participaram dos ensaios. Segundo eles, Mel e Boris não têm problemas com o barulho.
“Desde que ela (Mel) chegou a gente tinha essa expectativa, entramos na vibe dela. Eles precisam gostar, o tutor não pode ser reativo de jeito nenhum e eles precisam estar aptos a troca de energia”, comentou Camila Santana. “Desde filhotes sempre procuramos socializá-los. Sempre perguntam se eles se incomodam com multidão, bateria, mas eles não se incomodam. Estão super acostumados”, pontuou Diogo.
Camila revelou estar emocionada com a oportunidade de desfilar com Mel e Boris. “Vou chorar muito, estou muito emocionada. A emoção é muito grande pelo tema e por estar com eles”, emendou.
O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.