13/01/2023

EMPREENDEDORISMO NA COMUNIDADE LGBTQIA+: A IMPORTÂNCIA DO "ESPELHO" PARA QUEM QUER EMPREENDER

Por Leonardo Goriscai em 13/01/2023 às 15:58

Quando falamos em empreendedorismo dentro de nossos lares, muitas vezes não somos encorajados a empreender, salvo exceções em que naquele berço familiar já exista um empreendedor. Agora imagina na família viver as rejeições sobre sua orientação sexual. Daí vem a pergunta: onde sobra espaço para o encorajamento familiar do empreendedorismo para esta comunidade?

Pleno século XXI, em seu ano 23, a comunidade LGBTQIA+ ainda é minoria no mundo do empreendedorismo. Em dados estatísticos a comunidade como um todo ainda é minoria em nossa sociedade, no entanto, no mundo dos empreendimentos está proporcionado se resume a quase nulo. E aqui não estou falando de estatística, digo de pesquisa. Em 2023, não existe uma pesquisa pública com dados desta comunidade que ano após ano vem empreendendo cada vez mais.

Na contramão, a empresa Mais Diversidade Consultoria, no ano de 2022, realizou uma pesquisa onde foram entrevistadas duas mil pessoas declaradas LGBTQIA+, e constou que 70% dos entrevistados ainda não se sentem plenamente seguros no ambiente de trabalho. Isso se dá, porque a grande maioria, já presenciou ou vivenciou algum tipo de preconceito nas empresas em que atuam e 20% dos respondentes acreditam que sua sexualidade pode interferir no seu crescimento profissional e por isso preferem não revelar.

Agora, vamos pensar no quanto esse número deve ser expressivo para quem quer empreender. Assumir riscos, exposições, preconceitos, exclusões. Neste ponto chego ao título deste artigo. A importância do “espelho”, que cito é do se ver. Se ver “grande”, “importante”, “líder”. Mas no fundo o que buscamos é o único e indispensável: respeito. O que deveria ser uma premissa básica em qualquer âmbito de nossa existência sendo minorias ou maiorias. O respeito é a base de toda nossa construção social. Sem ele, só perdemos. 

Atualmente, algumas empresas geridas por pessoas da comunidade LGBTQIA+, têm como objetivo a promoção da diversidade e da inclusão. Vejo como ações de extrema importância. Uma empresa com valores e visões bem estabelecidas tem como missão fundamental a inclusão. Isso é fato.

Temos diversos exemplos de empreendimentos de sucesso geridos por esta comunidade e por isso eu digo: SE JOGA!. Vá em frente e é claro a competência nunca este ligada a sexualidade e sim a sua vontade e capacidade. E que ela se imensa e que seus planos deem muito certo. Que você possa ter muito sucesso, gerar muitos empregos e fazer história e ser um “espelho” para quem também um dia pensa em começar.

Acompanhar histórias de sucesso desta comunidade, me faz ter esperança de que em algum momento e que em um futuro e que seja próximo, estes dados POSITIVOS estejam em capas de revista e pesquisas não somente realizadas no mês do Orgulho LGBTQIA+. Trabalhamos o ano todo. Consumimos o ano todo. Fazemos a roda da economia girar como nunca visto antes na história. Ocupamos cargos de gestão importantes dentro de companhias. Estamos em todos os lugares. Mas quem fala disso em janeiro?

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.