09/07/2023

Quero abrir um negócio! Invisto em uma Franquia ou dou início a um negócio do ZERO?

Por Leonardo Goriscai em 09/07/2023 às 13:39

Lembrando que a intenção deste artigo não é te influenciar na melhor decisão e sim te abordar os prós e os contras de cada um desses modelos de negócio para que você a partir disso assuma a melhor escolha visando sempre o seu momento e estilo empreendedor. Vamos lá?

Antes de mais nada, preciso falar o conceito de franquia e de negócio do zero. Franquias, se resumem em negócios que não estão começando do absoluto zero, mas que um dia foram. Muitas vezes a marca a ser adquirida pelo franqueado já passou por um sistema de validação de sucesso e “insucesso” para se tornar viável a sua expansão. Onde ali são transferidos todo o know-how (conhecimento) sobre aquela empresa. Desde precificação, persona, fornecedores e assim vai.

Um dos exemplos mais conhecidos de franquia empresarial é a gigante norte-americana McDonald’s. Após atingir o pico do sucesso em seu, até então, único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, não tinha mais para onde crescer. Eles se recusavam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos (inclusive os estilos da cozinha, operação e distribuição) e abrir outras lojas com a mesma bandeira. Anos depois, Roy Kroc — o simples vendedor —, abriu a primeira franquia do McDonald’s para não parar nunca mais. Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil. Fonte: portal do Franchising.

No Brasil existem diversas franquias que são cases de sucesso: Cacau Show, o Boticário, Colchões OrthoBom, Sorridentes, Chilli Beans, CNA entre outras. Claro que, para se tornar um franqueado, se faz necessário um investimento inicial. Este investimento inicial, serve muita das vezes para autorização do uso da marca, também para implementação do modelo de negócio ou compra de produtos para start do projeto.

O setor de franquias voltou a subir no mercado nacional: em 2022, cresceu 14,3% quando comparado a 2021 e faturou mais de R$ 211 bilhões. Atualmente as franquias no Brasil são regulamentadas, ou seja, existem diversas regras tanto para comercialização das franquias quanto para o funcionamento delas.

As vantagens de se ter uma franquia são inúmeras como contar com a credibilidade de uma marca, com a contínua inovação e apoio do franqueador, a existência de um Plano de Negócio certamente validado com seus erros e acertos, uma maior garantia de mercado e a independência jurídica além da seleção de bons fornecedores para fazer o negócio girar. Já as desvantagens destaquei somente 1, que são bem relevantes para empreendedores que gostam de arriscar. A primeira desvantagem é a falta de “flexibilidade”, por exemplo, alteração nos preços, escolha de produtos novos, sistemas, serviços. Mas como disse, tudo depende do seu perfil empreendedor e do seu momento. Ser franqueado é comprar a “receita do bolo” pronta. E sucesso.

Agora vamos falar de negócios que começam do ZERO. Este modelo acho importante para todo empreendedor. Pois nele você vai acertar e errar todos os dias, até sua empresa estar estruturada. E aqui uma das grandes vantagens que destaco é a APRENDIZAGEM. Sim, a gente também aprende errando. E, as vezes muito mais do que acertando. Errar em um negócio seu é bem menos agravante do que errar em uma franquia, por exemplo. Além disso, a liberdade de atuação dentro do seu negócio e a flexibilização que você terá para todas as decisões. Como ponto negativo destaco a incidência de falhas que ocorrerão de forma mais continua durante o processo de “maturação” do negócio, diferentemente da franquia as quais você já terá acesso ao business plan (plano de negócio) pronto para somente iniciar as atividades.

Você, conta pra mim qual destes modelos de negócio será o seu próximo passo?

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