31/07/2022

CULTURA

Elas em Foco: conheça o talk show que promove visibilidade as artistas lésbicas da Baixada Santista

Por Gabriel Resende, MTB 89.781 em 31/07/2022 às 18:48

O projeto Elas em Foco surgiu em Praia Grande, litoral de São Paulo, a partir da reflexão sobre a representatividade da mulher lésbica dentro da comunidade LGBTQIA+ na Baixada Santista. Analisando as tendências atuais de consumo da música, observa-se uma necessidade do público de se identificar e se reconhecer nos artistas, seja pelos valores ou pelo o que esses artistas representam em sociedade. O consumo da música não se resume mais somente ao produto final, mas se deve também, e de maneira expressiva, ao posicionamento expressado pelos músicos que o representam, e isso impacta diretamente na escolha do público em aderir, ou não, ao trabalho desses artistas.

Ao todo, sete artistas da música já foram selecionadas, através de curadoria, para participarem de entrevistas e mostrarem seus respectivos trabalhos autorais. Através da vivência da apresentadora dentro da comunidade LGBT, as entrevistas serão guiadas pela pauta da visibilidade da mulher homossexual no cenário atual da música. A ideia é proporcionar ao expectador a possibilidade de entrar em contato, não só com a arte produzida por essas mulheres, mas também conhecer um pouco mais a fundo a personalidade por trás das músicas apresentadas, afim de proporcionar uma conexão mais profunda do público com as artistas entrevistadas.

INTERATIVIDADE – A interação com o público será toda realizada através de chat durante a programação, possibilitando as entrevistadas de acompanharem em tempo real os comentários dos espectadores. Para atender a demanda de acessibilidade, as lives contarão com uma profissional intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), promovendo acessibilidade e inclusão da comunidade surda.

A idealizadora do projeto, Beatriz Alencar, ressalta a importância de ampliar o debate acerca da letra “L” da sigla LGBTQIA+. “O projeto tem como principal objetivo trazer visibilidade e público para o trabalho autoral das artistas entrevistadas. Ao todo, serão sete mulheres lésbicas contando suas jornadas e vivências na música. Embora seja um talk show de música, o foco do programa é justamente nas histórias dessas mulheres, uma vez que a ideia é aproximar o público das artistas. O grande desafio foi trabalhar com um recorte tão específico e ainda pouco explorado na cena musical. Sentimos dificuldade de filtrar e encontrar essas artistas nesse primeiro momento, mas, no fim das contas, conseguimos montar um casting incrível e em breve teremos os episódios que serão lançados semanalmente no YouTube“, destaca Beatriz.

Como mulher lésbica, senti que, de alguma forma, não havia espaços ou eventos específicos que abrangessem os interesses de mulheres como eu, nem mesmo dentro da própria comunidade. Senti falta de ter um espaço onde sentisse que poderia compartilhar vivências, tanto minhas quanto de outras mulheres, e que pudesse estar em contato com outras mulheres que compartilhassem coisas em comum comigo, para que de alguma forma todas nós pudéssemos nos acolher e estar no centro de um movimento que se preocupasse em promover coisas que a gente gosta e sente com o mesmo carinho que sinto o movimento cuidando de outros interesses“, completa.

RELEVÂNCIA DO PROJETO – Apesar do aumento das manifestações LGBTQIA+ pelo Brasil, devido a maior repercussão da pauta, essa crescente não é observada em relação as demandas culturais da comunidade na Baixada Santista. Atualmente, o único evento voltado ao público que abrange os interesses dessa comunidade é a Parada do Orgulho LGBT, cuja realização acontece apenas uma vez no ano e não contempla atividades específicas voltadas para as mulheres homossexuais – o que já não se observa quando se fala do público masculino da comunidade, que têm seus interesses abraçados em relação às ações promovidas ao público da comunidade. A oferta de programação cultural voltada ao público fora da data da realização da Parada LGBT, por sua vez, é inexpressiva.

Para conhecer mais sobre o projeto, você pode acessar o site https://www.projetoelasemfoco.com.br/ e as redes sociais https://instagram.com/projetoelasemfoco

IDEALIZADORA – Beatriz Alencar, 28, é produtora cultural e musical, reside em Praia Grande há cerca de 7 anos. É mixologista de formação, mas abandonou a carreira para perseguir seu sonho de trabalhar com música em 2018. Grande entusiasta da propagação da música autoral, de 2019 a 2020 dirigiu o Acústico Mentelab — projeto que trazia série de vídeos de músicas autorais de artistas da baixada santista gravados em formato acústico. Atualmente, atua como apresentadora e diretora-geral do Elas Em Foco (projeto aprovado pelo PROAC 2021).

A representatividade é essencial para combater a LGBTfobia e inserir cada vez mais a comunidade LGBTQIA+ na sociedade, seja por meio de cargos de liderança em empresas ou a presença de artistas nas mídias sociais.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.