CRÍTICA DE CINEMA
Crítica | Quatro Amigas Numa Fria
Por Gabriel Fernandes em 04/06/2022 às 10:00
Realmente o cinema nacional nos últimos anos está se tornando uma piada pronta, no quesito de “programar suas estreias”. Depois de “Medida Provisória” ter sido lançado junto do terceiro “Animais Fantásticos“, a Disney literalmente programou a comédia “Quatro Amigas Numa Fria” para o mesmo fim de semana de “Top Gun: Maverick“. Com a maioria das salas destinadas para este, provavelmente este longa será visto e comentado apenas quando chegar no Star+. Lembrando que este filme está pronto desde 2019, ou seja, tempo para ser lançado não faltou (e isso é um péssimo sinal).
A história gira em torno das amigas Daniela (Maria Flor), Karen (Fernanda Paes Leme), Ludmila (Micheli Machado) e Josie (Pri Assum), que decidem tirar uma temporada de férias em Bariloche. Só que elas não imaginariam os imprevistos que iriam viver no local, e que eles afetariam suas vidas como um todo.
Imagem: Buena Vista Internacional (Divulgação)
Certamente estamos falando de uma comédia que aparentemente sofreu demais na sala de pré-produção, pois o roteiro de Paulo Cursino (constante colaborador do diretor Roberto Santucci), Caio Gullane, Gabriel Lacerda, Taísa Lima, Juliana Soares e Sergio Virgilio (para uma comédia com menos de 90 minutos, não havia necessidade de tantos envolvidos na função), parece ter sido concebido com vários ponto de vistas diferentes. Enquanto alguns apresentam piadas geniais como o fato de Josie parecer o Kenny do “South Park” (que me tirou gargalhadas no cinema), outros já miram em mensagens feministas e de empoderamento (pelas quais acabam surgindo de forma jocosa).
Este quesito não nos faz criar uma familiaridade com o quarteto, mas sim um péssimo entendimento de onde este filme quer chegar. Tudo acaba beirando para uma bagunça total, e chegamos até a mentalizar que o quarteto protagonista, está interpretando uma versão satírica de seus próprios ideais (basta olhar às redes sociais delas, para notar). Embora o escopo tenha claramente se inspirado na comédia “Missão Madrinha de Casamento” (que inclusive, foi indicada ao Oscar de roteiro original), não sentimos aquela “mão” ideal nesta roupagem.
“Quatro Amigas Numa Fria” termina como uma comédia que há pouca graça e mais lições de moral, com embasamento em personagens pouco interessantes.