01/03/2023

CRÍTICA DE SÉRIE

Crítica | O Consultor (1ª Temporada)

Por Gabriel Fernandes em 01/03/2023 às 10:00

Ao ver o veterano Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios“) estampado como protagonista de uma série da Amazon Prime Video, realmente desperta a atenção do espectador que já conhece o trabalho do mesmo (afinal, ele conseguiu ganhar dois Oscars de atuação em menos de três anos). Mas esse não é o único mérito de “O Consultor“, uma vez que ela tem como showrunner o nome de Matt Shakman (que também cuidou da minissérie “WandaVision” e está realizando o aguardado filme do “Quarteto Fantastico“). Realmente foi uma produção que chegou “repentinamente” e entregou mais do que aparentava.    

Baseado no livro de Bentley Little, a história tem início quando o CEO de um importante selo de games para celulares é assassinado brutalmente. Algumas horas depois, o misterioso Regus Patoff (Waltz) chega ao local apenas comentando que está ali para tratar dos assuntos daquele, como ele gostaria. Com um comportamento inusitado e suspeito, isso acaba chamando a atenção de Craig (Nat Wolff) e Elaine (Brittany O’Grady), que passam a investigar a vida do próprio.   

Imagem: MGM/Amazon Studios (Divulgação)

Dividida em oito episódios, com cerca de 30 minutos cada (pelos quais não são sentidos), estamos falando de uma produção que realmente mexe com o nosso psicológico desde a primeira aparição de Regus. Com uma persona amigável, em poucos minutos ele consegue entrar na cabeça do espectador e convence, de forma normal, que ele está sendo correto em suas atitudes (mesmo com nós estando cientes do mistério da sua própria presença). E isso é totalmente mérito de Waltz, que está assustador em sua atuação (e este papel lhe caiu como uma luva).

Embora a trama principal ainda seja a investigação de Craig e Elaine (pelos quais nitidamente representam quaisquer pessoas que trabalham com chefes abusivos), o veterano nitidamente consegue roubar a cena da dupla (e não hesito em dizer que por conta dele, teremos mais duas temporadas da atração). Cada um dos episódios são centrados exclusivamente em um tipo de investigação da dupla, ou seja, há uma preocupação em dosar o suspense e não plantar muitas perguntas (inclusive algumas ainda serão respondidas nas próximas temporadas).

A primeira temporada de “O Consultor” nitidamente deixa claro para o que a mesma veio, e em tempos de internet e crises em vários setores, é uma boa pedida para refletirmos até onde nossa insanidade pode ir nestas situações.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.