02/09/2022

AMÉRICA LATINA

Clube de Literatura SUR retoma encontros presenciais em setembro

Por Alessandro Atanes em 02/09/2022 às 14:56

Atividade ocorre na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista

Após a parada forçada devido à pandemia, os encontros presenciais do SUR Clube de Literatura Latino-americana voltam a ser realizados a partir da próxima segunda-feira, 5 de setembro, das 19h30 às 21 horas, na Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, na Rua Sergipe, nº 15, casa 2, Gonzaga. O primeiro tema após a retomada será a poesia de Solano Trindade (1908-1974), poeta, ator, folclorista, teatrólogo e cineasta. A participação é livre.

Os encontros serão realizados a cada duas semanas, sempre às segundas-feiras, com condução do jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes, à frente do SUR desde 2017. A escolha de Solano Trindade se deve à realização da Mostra Literária Solano Trindade (imagem da capa), intervenção poética do bacharel em Artes Cênicas Maycon Benedito contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura, que passará também pela associação cultural.

“Além de promover um diálogo entre as atividades que acontecem na José Martí, esse reencontro do SUR terá também um caráter de balanço das atividades ao longo de quase dois anos de encontros, além de sugestões de novos percursos pela Literatura da América Latina, com algumas incursões também pelo Caribe e pela América do Norte”, conta Atanes.

SUR

Entre 2017 e 2019, o Clube promoveu dezenas de encontros, lendo e discutindo nomes clássicos como Jorge Luis Borges, Gabriela Mistral ou José Lezama Lima, contemporâneos como Roberto Bolaño ou mesmo autores inéditos no Brasil como a série de poesia atual peruana com nomes como Óscar Limache ou Karina Valcárcel. Além da leitura e discussão, os participantes do SUR também já tiveram a experiência de conhecer textos originais “por dentro” durante os exercícios de tradução. Confira o que já foi discutido nos encontros na página do SUR.

SOLANO TRINDADE

De acordo com informações da Mostra Literária, Solano Trindade foi poeta, ator, folclorista, teatrólogo e cineasta. Sua trajetória é marcada pela luta pelas tradições culturais, identidade racial e social da população negra e das classes populares. É o autor dos livros Poemas de uma vida simples (1944), Seis tempos de poesia (1958) e Cantares ao meu povo (1961).

ALESSANDRO ATANES 

Titular deste blog, é o autor do livro Esquinas do Mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos (Facult, 2013) e da dissertação de mestrado História e Literatura no Porto de Santos: o romance de identidade portuária “Navios Iluminados” (USP, 2008). Suas pesquisas têm sido usadas como referência em publicações da Editora da USP e do IBGE. Escreve também no perfil Notas do Atanes no Instagram. Além do SUR, promove também os cursos História e Literatura na América Latina e Conheça Santos por meio da Literatura, com novas edições programadas pra outubro e novembro, sempre na Associação Cultural José Martí. Sua atividade mais recente foi a conferência Borges e a Biblioteca da Humanitária, realizada na própria biblioteca da Humanitária.

SERVIÇO

Segundas-feiras, a cada duas semanas, a partir de 5 de setembro

Gratuito

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista, Rua Sergipe, 15, casa 2, Gonzaga.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.