Cuidado com o Amendoim!

As aflatoxinas são toxinas produzidas por alguns tipos de fungos do gênero Aspergillus. Sua presença em alimentos está associada a condições inadequadas de secagem e armazenamento.

Por serem pequenas e estáveis, não são destruídas pelo tratamento térmico ou processamento, e representam um sério problema de saúde por seus efeitos mutagênicos, carcinogênicos e teratogênicos.

O fígado é o principal órgão afetado pela ingestão das aflatoxinas encontradas no amendoim, e a Agência International de Pesquisa em Câncer (IARC) a classificou como agente causador de câncer de fígado em humanos.

Vale ressaltar que, embora as aflatoxinas sejam encontradas principalmente no amendoim e seus derivados como a pasta de amendoim, elas também podem ser encontradas no milho e no trigo.


Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: domingo, 04 abr 2021 00:08
  • amendoim   cuidados   toxinas   

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutricionistaingrid.com.br