Cuidado com o Amendoim!

As aflatoxinas são toxinas produzidas por alguns tipos de fungos do gênero Aspergillus. Sua presença em alimentos está associada a condições inadequadas de secagem e armazenamento.

Por serem pequenas e estáveis, não são destruídas pelo tratamento térmico ou processamento, e representam um sério problema de saúde por seus efeitos mutagênicos, carcinogênicos e teratogênicos.

O fígado é o principal órgão afetado pela ingestão das aflatoxinas encontradas no amendoim, e a Agência International de Pesquisa em Câncer (IARC) a classificou como agente causador de câncer de fígado em humanos.

Vale ressaltar que, embora as aflatoxinas sejam encontradas principalmente no amendoim e seus derivados como a pasta de amendoim, elas também podem ser encontradas no milho e no trigo.


Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: domingo, 04 abr 2021 00:08
  • amendoim   cuidados   toxinas   

Queijos no emagrecimento: quais escolher?

Queijos com baixo teor de gordura:
Ricota, cottage e Minas frescal
Por possuírem pouco sódio, bom teor proteico e baixa caloria, consegue-se comer em uma quantidade até um pouco maior sem prejudicar o déficit calórico. Contudo, contém mais lactose do que os queijos duros.

Queijos com alto teor de gordura:
Curado, coalho, parmesão, mussarela, provolone e gorgonzola
Por serem mais ricos em gordura geram mais saciedade, mas devem ser consumidos com moderação, tendo em vista seu alto teor calórico. Possuem baixo teor de lactose, sendo tolerados por algumas pessoas com intolerância à lactose.

Evite queijos muito processados como catupiry, requeijão, cheddar ou tipo Polenguinho devido à quantidade de aditivos químicos.


Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: quarta-feira, 24 fev 2021 18:50Atualizado em: quarta-feira, 24 fev 2021 18:51
  • queijos   saudável   gordura   

Nutella Caseira

Ingredientes

50g de amêndoas cruas
50g de nozes ou castanhas do Pará
1 banana pequena bem madura
100g de tâmara sem caroço
1 ou 2 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar


Modo de Preparo

Deixe as tâmaras de molho em um pouco de água por aproximadamente 20 minutos. Coloque as amêndoas e as castanhas ou nozes no processador, triture ate obter a textura. Sirva em seguida.


Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: terça-feira, 05 jan 2021 18:27
  • receita   saudável   doce   

É benefício usar Air Fryer?

A airfryer é uma panela elétrica que cozinha por circulação de ar quente por meio do mecanismo de convecção. Um ventilador mecânico circula o ar quente ao redor do alimento em alta velocidade, cozinhando e produzindo uma camada crocante através da reação de Maillard, deixando-o dourado.

Por mais que seja utilizado menos óleo na preparação, evitando-se a fritura, esta reação pode promover a produção de acrilamida, que pode levar ao desenvolvimento de câncer. A formação dessa substância ocorre quando submetemos alimentos ricos em carboidratos a altas temperaturas (maiores que 200.C) ou quando ganham aspecto escurecido ou queimado.

Mas isso não quer dizer que deva aposentar a sua air fryer, já que a maioria delas tem ajuste de temperatura e timer. É importante ressaltar que a fritura convencional por imersão também produz essa substância, e em uma quantidade bem maior quando comparada à fritadeira elétrica.


Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: segunda-feira, 07 dez 2020 18:23Atualizado em: segunda-feira, 07 dez 2020 18:24
  • panela   cozinha   alimentos   

Afinal, posso tomar água com gás?

Existem muitos mitos e especulações acerca do consumo da água com gás. Ela causa sensação de conforto gástrico e pequena dilatação do estômago, causando sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ser positivo. Outra vantagem é a boa concentração de potássio, o que faz da água com gás um bom repositor de potássio.

Nem além nem aquém, ninguém deve tomar água com gás como fonte exclusiva de hidratação, isso causaria desequilíbrio hidroeletrolítico. Não existem recomendações quantitativas para o consumo, mas uma dose de 500ml parece ser benéfica, exceto na gestação, quando deve ser evitada.

Contudo, a grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente, em um processo industrial idêntico ao dos refrigerantes, então antes de comprar verifique se ela é naturalmente gaseificada!


Gostaria de conhecer mais? Me siga no Instagram! @ingridpriornutri

 

 

Leia Mais
  • Publicado por: Dra. Ingrid Seiler Prior
  • Postado em: quinta-feira, 29 out 2020 12:00
      Página Posterior >>
Sobre
Nutricionista formada em 2009 pela Universidade Católica de Santos, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Conheça melhor o meu trabalho em www.nutricionistaingrid.com.br