Reprodução Reprodução

Uma setentona que tenta rejuvenescer

Caixinha mágica, janela para o mundo, telinha. A televisão ganhou vários apelidos ao longo do tempo, na mesma proporção em que ganhou várias possibilidades de ser assistida, seja no aparelho convencional, no computador ou no celular, no momento em que o programa é exibido ou na hora em que o telespectador desejar.

Aos 70 anos, comemorados neste 18 de setembro, a televisão no Brasil tomou um rumo que poucos imaginariam. Muito menos os pioneiros da primeira transmissão, feita pela TV Tupi de São Paulo nesta data, em 1950, ainda totalmente ao vivo, que só viveria a chegada do vídeo-tape uma década depois, no início dos anos 1960, e a total digitalização dos programas.

Para simbolizar a data histórica, nada melhor então que o blog mostre um momento de festa, mas ocorrido em agosto de 1982 e trazido pelo canal Arquivos1000, dono de um grande acervo sobre a memória da TV e do esporte.

Naquele mês e ano o SBT comemorava seu primeiro aniversário e, para festejar a data, a emissora colocou no ar uma vinheta com parte de seu elenco - caso dos apresentadores Raul Gil e Gugu Liberato - cantando Parabéns a Você em uma festa infantil.

As crianças, é claro, não faltaram na frente da mesa, afinal o próprio SBT era um recém-nascido na ocasião e também dedicava boa parte de sua programação à garotada. Certamente foram os dois motes para a ideia da vinheta de execução bastante simples, porém muito emocionante, como ainda tenta ser a televisão, depois de sete décadas de vida.

 

 

  • Publicado por: Ted Sartori
  • Postado em: sexta-feira, 18 set 2020 20:58
  • 70 anos   TV brasileira   

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Memória da Tevê. Comerciais antigos. Novelas, desenhos, séries, programas e curiosidades da telinha. Tudo o que você mais gosta de lembrar, num só lugar.