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Um pirulito com p de...pozinho

Se você falar para alguém hoje em dia que vai mergulhar um pirulito em um pó para lamber depois, acho que a ideia não será bem compreendida. Agora, se você entrar em uma máquina do tempo e fizer isso no Brasil da década de 1980 vão recomendar o Dipn´lik.

Lançado na década anterior nos Estados Unidos, o nome do produto, traduzido para o Português, significa "lambuza e lamba". O pó, que é composto de cristais de açúcar aromatizado, gruda no pirulito e está feita a festa da garotada.

Naquela época, existiam três sabores de Dipn´lik: uva, cereja e laranja, cada qual com a cor característica na embalagem. E vocês pensam que ele não existe mais? Existe sim! Ele até ficou fora das prateleiras, mas voltou em 2010, adquirido por outra marca, a Nutricandy Alimentos.

Além dos sabores que já existiam, mais oito surgiram: morango, tutti frutti, abacaxi, amora, framboesa, frutas vermelhas, groselha e salada de frutas. A empresa, inclusive, tem um site para compra e também destinado a lojistas que se interessem em vender o produto: www.dipnlik.com.br.

Se você tiver um Dipn´lik na mão, aproveite e curta este comercial do "pirulito do pozinho", produzido em 1987. Caso não tenha, veja também para conhecer ou relembrar!

Esta é apenas uma ínfima parte do acervo que você pode contribuir para manter vivo. O valor mínimo é R$ 20,00. Confira no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/por-um-acervo-esportivo-jornalistico-e-de-itens-historicos-vivo?fbclid=IwAR2RVxbNmQ_pprnzsj-RR7ZJE3Dt/zWLyy8nS6UGjCo9mTh2J0XZcp2XpKhY

 

 

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  • Publicado por: Ted Sartori
  • Postado em: sexta-feira, 24 abr 2020 15:55Atualizado em: sexta-feira, 24 abr 2020 16:05
  • pirulito   pozinho   Dipn´lik   
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De infantis só os produtos

A programação infantil praticamente sumiu das emissoras essencialmente comerciais abertas de TV. Antes, era comum você ter programas, desenhos, seriados e às vezes períodos inteiros do dia dedicados aos pequenos. Uma exceção é a TV Cultura, de São Paulo, justamente por sua característica.

Com os programas, foram junto também os comerciais feitos para vender produtos para as crianças, como brinquedos e guloseimas. A legislação publicitária apertou o cerco e, sem programas, não havia como fazer peças publicitárias.

Quem acompanha os canais por assinatura com programação 100% infantil nota que a história é diferente. Mas raramente algum comercial é produzido no Brasil. Geralmente ele vem em inglês ou espanhol, é dublado e são necessárias todas aquelas observações sobre o brinquedo. Parecem saídos de uma linha de montagem de uma fábrica.

Para matar a saudade de quem conheceu e cobiçou - e algumas vezes conseguiu ganhar - muitos brinquedos porque viu na TV, o blog Arquivos1000 traz de seu canal no YouTube um intervalo de 20 de junho de 1987 do programa Disneylandia, exibido na ocasião aos domingos pela Rede Globo.

Como o nome diz, o programa mostrava os personagens nas produções do consagrado estúdio. Nos intervalos, claro, produtos para o público infanti de um tempo que internet, certamente a principal vitrine para os pequenos, era coisa que nem a ficção científica trataval. Melhor que detalhar é clicar no link e assistir!

Esta é apenas uma ínfima parte do acervo que você pode contribuir para manter vivo. O valor mínimo é R$ 20,00. Confira no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/por-um-acervo-esportivo-jornalistico-e-de-itens-historicos-vivo?fbclid=IwAR2RVxbNmQ_pprnzsj-RR7ZJE3Dt/zWLyy8nS6UGjCo9mTh2J0XZcp2XpKhY

 

 

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  • Publicado por: Ted Sartori
  • Postado em: sexta-feira, 17 abr 2020 21:34Atualizado em: sexta-feira, 17 abr 2020 21:52
  • Comerciais   produtos   infantis   
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Quando as TVs dormiam de madrugada...

A qualquer hora do dia em que alguém ligar o televisor, encontrará programação disponível em todos os canais. Mas nem sempre as emissoras tiveram atrações durante 24 horas.

A partir de um determinado período, já durante os anos 80 e não em todos os canais, os finais de semana eram mais preenchidos, especialmente de sábado para domingo. Nos dias de semana, porém, não era assim.

Quando se encerrava a programação, então, era hora de informar ao telespectador o que ele poderia conferir no dia seguinte. E a emissora saía do ar., com barras coloridas, sem cores ou com chuviscos. O mesmo acontecia já no fim da madrugada ou início da manhã.

O blog Arquivos1000, do Santaportal, traz uma raridade do seu acervo: um dos encerramentos de programação mais antigos postados no YouTube. Nele é mostrado o que iria ao ar na Rede Globo há 36 anos, em 20 de abril de 1984, uma Sexta-Feira Santa tal como este 10 de abril de 2020.

Esta é apenas uma ínfima parte do acervo que você pode contribuir para manter vivo. O valor mínimo é R$ 20,00. Confira no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/por-um-acervo-esportivo-jornalistico-e-de-itens-historicos-vivo?fbclid=IwAR2RVxbNmQ_pprnzsj-RR7ZJE3Dt/zWLyy8nS6UGjCo9mTh2J0XZcp2XpKhY

 

 

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  • Publicado por: Ted Sartori
  • Postado em: sexta-feira, 10 abr 2020 10:48Atualizado em: sexta-feira, 10 abr 2020 10:48
  • Programação   TV   fora do ar   
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Um casamento perfeito. Do humor

Quem é mais novo conhece Jô Soares como um emérito entrevistador, em especial pelo Programa do Jô, exibido pela Rede Globo entre 2000 e 2016. O programa é derivado do Jô Soares Onze e Meia, que durou no SBT de 1988 a 1999, quando voltou para a Globo. Era algo que ele gostaria de fazer já nos anos 80, mas a direção da emissora não viu espaço na época.

Entre as décadas de 1970 e 1980, era como humorista que Jô Soares se destacava em programas variados na Rede Globo (Faça Humor Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens e Viva o Gordo). No Planeta dos Homens, levado ao ar entre 1976 e 1982, é que surgiu uma dupla impagável: Irmão Carmelo, interpretado por Jô, e Batista, o sacristão, vivido por Eliezer Motta.

A graça do quadro era descobrir, em meio às intervenções atrapalhadas de Batista rendiam o famoso "Cala a Boca Batista!", por qual razão o Irmão Carmelo não iria casar os noivos que apareciam na igreja e, assim, evitando o "Casa Separa", parte do bordão do personagem, como pedia o humor brasileiro ao longo dos tempos.

Jô e Eliezer repetiram os papeis também no Veja o Gordo, do SBT, entre 1988 e 1990. Batista, inclusive, virou um dos alunos da Escolinha do Professor Raimundo, já na década de 1990. Mas o vídeo a seguir é justamente do Planeta dos Homens, da Rede Globo, do final dos anos 1970, em que as observações a respeito das profissões do casal apaixonado dão o tom e soam absolutamente atuais.

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  • Publicado por: Ted Sartori
  • Postado em: sexta-feira, 03 abr 2020 15:36Atualizado em: sexta-feira, 03 abr 2020 15:36
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Não basta ser comercial, tem que emocionar!

Certamente você já deve ter ouvido várias vezes a frase "Não basta ser pai, é preciso participar". Mas sabe como ela se popularizou? Pela TV! E mais especificamente por um comercial da pomada Gelol, levado ao ar em 1983.

Os comerciais com tropeções e quedas deixaram a marca do anti-inflamatório e anestésico bastante famoso pelo humor ao longo dos anos. Neste, porém, a emoção é que dá o tom.

Com criação e direção de Duda Mendonça (sim, o mesmo marqueteiro da campanha à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva) para a agência DM9, a história gira em torno do pai que é acordado pelo filho para vê-lo jogar em um campeonato. Mas ele começa no banco para desespero dele e da irmã do garoto.

Como em uma boa trama de suspense, o menino recebe a chance de entrar, faz uma bela jogada e sofre pênalti. O pai, então, invade o campo, usa Gelol e coloca o filho em ponto de bala para efetuar a cobrança. Lógico que o gol sai, vem a festa e a frase clássica, acompanhada da outra que vende: "Não basta ser remédio, tem que ser Gelol".

O comercial feito para Gelol ganhou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, principal evento do mercado publicitário.

Mais do que ler sobre o comercial, é melhor relembrá-lo. Não há como não se emocionar!

Esta é apenas uma ínfima parte do acervo que você pode contribuir para manter vivo. O valor mínimo é R$ 20,00. Confira no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/por-um-acervo-esportivo-jornalistico-e-de-itens-historicos-vivo?fbclid=IwAR2RVxbNmQ_pprnzsj-RR7ZJE3Dt/zWLyy8nS6UGjCo9mTh2J0XZcp2XpKhY


 

 

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