Reprodução Reprodução

A madrugada no comando

Imagine os intervalos dos filmes exibidos nas madrugadas de sábado e de domingo se transformarem em pequenos programas mostrando justamente as curiosidades da noite paulistana. Era a proposta do Plantão da Madrugada, que estreou em 1 de maio de 1982 na TV Globo de São Paulo, e mudou de nome para Comando da Madrugada no mês seguinte, com apresentação de Goulart de Andrade.

Em oito entradas (de 0h às 7h) nos intervalos da faixa de programação chamada justamente de Comando da Madrugada, que já exibia filmes nesses horários desde 1978, o apresentador literalmente chamava o telespectador, com o famoso bordão "Vem Comigo", para ir junto com ele nos mais variados lugares. Seja até um bar para ouvir boa música, acompanhar um suco sendo preparado de maneira pitoresca no balcão, mostrar a rotina da polícia nas ocorrências noturnas ou até consultar o jogo de búzios.

O Comando da Madrugada saiu da grade de programação da Rede Globo em agosto de 1983. A sessão de filmes continuou com o mesmo nome. Goulart de Andrade, então, levou o programa para outras emissoras, transformando-o em um programa longo, casos do que fez no SBT (certamente sua fase mais famosa, fora a da Globo), da Rede Manchete, da Rede Record e da Rede Bandeirantes.

Goulart de Andrade morreu em 23 de agosto de 2016, quando seu programa estava na TV Gazeta, o Vem Comigo, mas feito de um jeito diferente. Os alunos de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero faziam matérias e tinham ao seu lado o apresentador compartilhando todo seu conhecimento, experiência e estilo único.

Veja um trecho do Comando da Madrugada, ainda nos tempos da TV Globo de São Paulo, em agosto de 1982, mostrando como era a rotina policial na madrugada de São Paulo, diretamente do canal Arquivos1000, primeiro - e único até o momento - a trazer imagens do programa. E há mais por lá.

Esta é apenas uma ínfima parte do acervo que você pode contribuir para manter vivo. O valor mínimo é R$ 20,00. Confira no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/por-um-acervo-esportivo-jornalistico-e-de-itens-historicos-vivo?fbclid=IwAR2RVxbNmQ_pprnzsj-RR7ZJE3Dt/zWLyy8nS6UGjCo9mTh2J0XZcp2XpKhY

 

 

Comentários (0)

Enviar Comentário
     
Sobre
Memória da Tevê. Comerciais antigos. Novelas, desenhos, séries, programas e curiosidades da telinha. Tudo o que você mais gosta de lembrar, num só lugar.