PSD segue tendência nacional e elege maior número de prefeitos na Baixada Santista
Por Marcela Morone em 07/10/2024 às 10:00
Apesar da diferença tímida, o PSD elegeu o maior número de prefeitos na Baixada Santista até o momento. César, em Cubatão e Felipe Bernardo, em Peruíbe, foram os candidatos eleitos pelo partido de Gilberto Kassab. O PSD lidera no número de prefeituras no país, com 878 no total. MDB e PP aparecem em seguida, com 847 e 743, respectivamente.
O Republicanos, PP, Podemos, União e MDB elegeram um prefeito cada um. Tiago Cervantes foi eleito pelo Republicanos em Itanhaém, Marcelo Vilares pelo União, em Bertioga; Alberto Mourão em Praia Grande, pelo MDB e Kayo Amado foi reeleito em São Vicente, pelo Podemos.
O número de prefeituras conquistadas pelos partidos pode empatar dependendo dos resultados do segundo turno em Santos e Guarujá. Caso Rogério Santos vença em Santos, o Republicanos de Tarcísio de Freitas terá dois chefes de Executivo na Baixada, assim como o PSD. Em Guarujá, Raphael Vitiello, do PP, e Farid Madi, do Podemos, avançaram para o segundo turno.
Em Mongaguá, Paulinho Wiazowski foi eleito pelo PP, mas pode não assumir o cargo. Isso porque sua candidatura foi anulada sob judice pouco antes do fim da apuração das urnas neste domingo (6). O processo será julgado pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (8). Caso ele assuma o cargo, o PP terá dois representantes na Baixada Santista.
O PT de Lula não elegeu representantes na região, apesar de ter lançado duas candidatas em Santos e São Vicente (Telma de Souza e Rosana Caruso, respectivamente). Protagonista da polarização política no Brasil junto com o PT, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro pode conquistar a prefeitura de Santos caso Rosana Valle vença no segundo turno.
Entre os vice-prefeitos, o União conquistou o maior número de administrações, com duas: Zé Renato, em Itanhaém e Sandra Conti, em São Vicente. O PL conseguiu a vice-prefeitura em Bertioga, com Lucília Goulart; o MDB em Cubatão, com Andrea Castro; o PSD elegeu o campeão olímpico Rodrigão, em Praia Grande e, em Peruíbe, Tamer Júnior foi eleito pelo PSB.