Prefeito de Bertioga prioriza zeladoria e amplia investimentos em serviços públicos essenciais
Por Rodrigo Cirilo em 14/01/2025 às 10:00
O prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União Brasil), busca consolidar o plano de governo desenvolvido ao lado do ex-prefeito Caio Matheus (PSD), com quem atuou como vice-prefeito por dois mandatos consecutivos. Agora, como chefe do Executivo, Vilares destaca a necessidade de adequar o orçamento destinado à zeladoria e reforçar a equipe de Recursos Humanos para assegurar a entrega de serviços públicos essenciais à população.
“Durante esses oito anos, em que tive a honra de ser vice-prefeito, Bertioga avançou significativamente no planejamento estratégico. Neste início de gestão, já realizamos reuniões com a Câmara Municipal. É fundamental mantermos uma relação harmônica entre o Legislativo e o secretariado, que foi cuidadosamente estruturado ao longo de duas administrações, para seguirmos no caminho certo”, afirmou o prefeito em entrevista ao Bom Dia Cidades, na manhã desta segunda-feira (13).
Aliás, Vilares manteve a maioria do secretariado, com exceção da ex-secretária de Saúde, Rebeca Barufi, que recebeu proposta para chefiar a pasta em Mogi das Cruzes. O prefeito apontou que a cidade se tornou referência durante as gestões Caio Matheus em áreas como educação, meio ambiente e segurança. No entanto, reconheceu que ainda há desafios a serem enfrentados.
“O nosso plano diretor é um exemplo estadual em questões ambientais. Estamos em primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) pelo segundo ano consecutivo e Bertioga é uma cidade mais segura. Agora, o foco está em ajustar o orçamento da zeladoria e reforçar o quadro de servidores para garantir que todos os serviços essenciais sejam entregues com qualidade”, declarou.
O prefeito também destacou o crescimento acelerado de Bertioga e os desafios de acompanhar esse avanço. Na segurança, por exemplo, 100 novos guardas municipais já integram a equipe da GCM, mas o aumento do efetivo da Polícia Militar, aguardado há 30 anos, ainda depende de ações do Governo do Estado.
“Investimos muito na segurança municipal, como na entrega do nosso complexo de segurança. Há expectativa de que o Governo do Estado amplie o efetivo da Polícia Militar, algo que já foi sinalizado positivamente”, ressaltou.
Escola “Caminhos do Bem” será referência
Entre os projetos prioritários da administração está a inauguração da escola de tempo integral “Caminhos do Bem”, no bairro Chácaras, às margens da Rodovia Rio-Santos. A nova unidade, apresentada como um marco na educação municipal, tem investimento de R$ 5.866.452,24
“Nos próximos dias, no início do ano letivo, vamos entregar a Escola Caminhos do Bem, um sonho que está se tornando realidade. Este projeto piloto é apenas o começo. Queremos expandir o modelo para toda a cidade”, afirmou Vilares.
A escola está em fase final de construção, com obras avançando na pintura interna, instalação de gradis na quadra, colocação de grama, pintura externa, acabamentos e revestimento da cozinha. O prédio, com dois andares, contará com 16 salas de aula, atendendo estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.