Passageiros da linha 930, em Bertioga, reclamam da superlotação dos ônibus
Por Bárbara Silva em 10/11/2021 às 19:30
Uma história antiga de reclamações, insegurança e dificuldades continua sem um desfecho. O ônibus intermunicipal 930, da empresa BR Mobilidade, que faz viagem entre Guarujá e Bertioga, ainda traz dor de cabeça à população que é obrigada a pegar a condução todos os dias. A preocupação é ainda maior agora no período de festas e temporada.
O morador do Guarujá Carlos Roberto de Souza Santos é um dos passageiros do 930. Ele sai de casa às 6h30 e retorna às 17h. Segundo ele, o tempo de duração do percurso em dias normais é de 2h30.
No entanto, como o veículo trafega por duas rodovias – a Piaçaguera-Guarujá e a Rio-Santos -, em finais de semana e feriados, a viagem chega a durar 5h a 6h. Carlos conta ainda que o tempo de espera por um ônibus chega a 2 horas, e na época de temporada, ele pode demorar 3 horas para aparecer. Isso tudo, pagando R$ 10,35 de passagem.
Outro problema é a super lotação.
“São dezenas de reclamações. Eu já cheguei a contar 86 pessoas em um ônibus, há quem já contou 105 passageiros. São 33 assentos, se são 85 pessoas, 53 estão de pé. Elas ficam espremidas, trafegando nas rodovias. Os passageiros são trabalhadores, que precisam pegar a viagem”, relata. De acordo com Carlos, os ônibus continuaram lotados mesmo durante o período da pandemia.
Por isso, em 2018, o passageiro criou um abaixo-assinado chamado S.O.S 930 para pressionar a empresa, além de concessionárias de trânsito, o governo estadual e as Câmaras de Santos e Bertioga. Além disso, ele criou um canal no YouTube, onde publica vídeos mostrando a superlotação e as condições da linha 930.
Assista ao vídeo:
Resposta Emtu
Em nota, a Emtu informa que as linhas intermunicipais gerenciadas pela Emtu são monitoradas e adaptadas constantemente com base nos acompanhamentos diários realizados pelo setor de fiscalização. Quando constatada necessidade, ajustes nas programações e frota são realizados a fim de melhor atender a demanda de passageiros.
No caso da linha 930, fatores como o trânsito na rodovia e o tempo de espera na balsa Guarujá-Bertioga nos finais de semana podem causar atrasos na operação e acúmulo de passageiros nos pontos de parada.
Sugestões ou reclamações podem ser registradas nos canais de atendimento da Emtu, como fale conosco disponível no site ou mensagem direta nas redes sociais.