Marcelo Vilares visa criação de Secretaria de Habitação para ordenar crescimento de Bertioga
Por Rodrigo Cirilo em 25/10/2024 às 11:00
O prefeito eleito de Bertioga, Marcelo Vilares (União Brasil), manteve o discurso de continuidade na gestão em entrevista à Santa Cecília TV, na manhã desta sexta-feira (25). O atual vice-prefeito de Caio Matheus (PSDB) destacou as mudanças promovidas pela situação, que está há oito anos no comando da cidade. No entanto, ponderou que “tem muito parafuso para apertar”, referindo-se ao planejamento de um crescimento ordenado.
Vilares pontuou que Bertioga, cidade caçula da Baixada Santista, com 32 anos de emancipação, cresceu em infraestrutura urbana e está recebendo grandes investimentos. “Tem muita coisa ainda para fazer, e uma das principais que estamos visando é a criação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Queremos avançar muito mais para ser um dos grandes carros-chefes para Bertioga crescer de forma ordenada”.
Outro ponto de preocupação é explorar a vocação turística da cidade. Vilares defende que a cidade ganhou uma “identidade” nos dois mandatos de Caio Matheus, o que colaborou para despertar o interesse de turistas.
“Bertioga era outra cidade há oito anos. Hoje vemos a diferença. Você passava pela Rio-Santos, que corta nossa cidade, e muitas vezes nem percebia onde era Bertioga. Hoje temos uma identidade. Ao entrar na cidade, há um portal, uma cidade saneada, drenada, pavimentada, com calçadas e com 80% das praças revitalizadas e reformadas”.
Novo desafio político
Vereador por dois mandatos (2005 a 2012), incluindo o período na presidência da casa, em 2011 e 2012, e vice-prefeito também por oito anos (2017 a 2024), Vilares acredita que seus mais de 20 anos na vida pública podem facilitar sua primeira experiência como chefe do executivo.
Contudo, ele também ponderou o desafio de dar continuidade a uma gestão bem avaliada, que foi projetada em 2012, quando ele aliou-se ao então companheiro de vereança Caio Matheus cum uma proposta de mudanças e melhorias para Bertioga.
“Fui vereador junto com Caio. Sonhamos juntos um programa para a nossa cidade e, naquele momento, não obtivemos a vitória, mas mantivemos uma lealdade a um projeto, a um programa que elaboramos com toda a sociedade bertioguense. De 2016 para cá, vemos a mudança e o reconhecimento de uma gestão pública que veio fazer a diferença na nossa cidade. É uma grande responsabilidade”.
Eleito com 68,48% dos votos válidos (24.553 votos), Vilares, que assume o cargo em 1º de janeiro de 2025, agradeceu o apoio de seus eleitores. “Esse foi o resultado da grande festa da democracia, onde o bertioguense reconheceu todo o esforço, trabalho e planejamento em uma Bertioga que, ao longo desses oito anos, junto com o prefeito, entregamos tudo aquilo que foi prometido no programa de governo”.