Forte São João passa por dedetização e ficará fechado para visitação até quinta
Por Santa Portal em 21/10/2025 às 16:00
O Forte São João, principal cartão-postal de Bertioga, no litoral de São Paulo, e a primeira fortaleza do Brasil, está fechado para visitação até quinta-feira (23).
O local passará por serviço de dedetização, com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio histórico e a segurança dos visitantes.
Após a conclusão do procedimento, o espaço voltará a funcionar normalmente, na sexta-feira (24), recebendo o público para visitações. A fortaleza funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.
Forte São João
O Forte teve sua primeira estrutura levantada em 1536, ainda com outro nome, e feito em madeira. Posteriormente, entre 1551 e 1553, foi reconstruído em alvenaria, sob as ordens e plantas da coroa real portuguesa, e se estabeleceu como ponto militar para ataque e defesa da ocupação portuguesa, seja contra a população indígena tupinambá que vivia no local, ou contra outros invasores europeus.
Para as populações locais, o Forte se configurou como representação de ameaça às suas sociedades e culturas, local de agressão e conflito. É do encontro entre culturas tão diversas que surge na região o povo que formaria a cidade Bertioga.
O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país.
A candidatura do Forte São João deve ser oficializada em 2022 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo, criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação. O Forte São João de Bertioga – Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro.